...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Preá

    A espécie é Galea spixii (Wagler, 1831), popularmente conhecido como Preá. Registrado em área de (...)

    Publicado em 02/04/2021

    1461 visualizações

    0 comentário

  • Taioba

    Iphigenia brasiliensis ou popularmente conhecida como Taioba é um molusco bivalve comum nos (...)

    Publicado em 20/01/2024

    1405 visualizações

    0 comentário

  • Jaguajir rochae

    Jaguajir rochae é uma espécie de escorpião endêmica da região Nordeste do Brasil [1], ocorrendo (...)

    Publicado em 09/05/2022

    2650 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-Deus (Phasmidea)

    Esta espécie costuma ser atraída pelas luzes noturnas das residências rurais durante o período (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1057 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-gladiadora

    As aranhas do gênero Deinopsis são espécies estritamente noturnas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 10/05/2019

    1736 visualizações

    0 comentário

  • Libélula

    Molhando o bumbum. Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: 08/02/2022.

    Publicado em 13/03/2025

    892 visualizações

    0 comentário

  • Besouro marrom

    Esta espécie de besouro marrom, eu não sei dizer qual é, mas tem aparecido muitos deles aqui na (...)

    Publicado em 22/05/2021

    1575 visualizações

    0 comentário

  • Mechanitis lysimnia nesaea

    Borboleta encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia Beberibe no dia 30 de outubro de (...)

    Publicado em 07/11/2022

    1139 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha Acraephia

    A cigarrinha preta é um hemíptero da Família Fulgoridae. Existem poucas informações e dados (...)

    Publicado em 09/10/2019

    2694 visualizações

    1 comentário

  • Trachylepis atlantica

    Trachylepis atlantica, é uma espécie de lagarto endêmica da ilha de Fernando de Noronha, apresenta (...)

    Publicado em 15/03/2018

    1243 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta tigre Mechanitis

    Borboleta da espécie Mechanitis lysimnia observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de (...)

    Publicado em 24/10/2025

    901 visualizações

    0 comentário

  • Phiale tristis

    Aranha-papa-moscas macho da espécie Phiale tristis (Salticidae) registrada em borda de mata na (...)

    Publicado em 22/03/2021

    2473 visualizações

    0 comentário

  • Choca da mata

    Choca da mata Thamnophilus caerulescens. Gosta de ficar no emaranhado de galhos na borda da (...)

    Publicado em 17/12/2025

    558 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Proscopiidae

    Gafanhoto da Família Proscopiidae fotografado no Zoológico de Dois Irmãos, Recife. Esta família (...)

    Publicado em 01/12/2019

    2819 visualizações

    0 comentário

  • Formiga carpinteira

    Formigas carpinteiras registradas na APA Aldeia Beberibe no dia 1 de janeiro de 2020. Espécie (...)

    Publicado em 02/01/2021

    1773 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Didelphis albiventris (Didelphidae, Marsupialia) é um marsupial amplamente distribuído no Brasil (...)

    Publicado em 06/12/2017

    2074 visualizações

    0 comentário

  • Dictyopharidae

    Insetos da Família Dictyopharidae (Hemipera) registrados na borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 17/10/2021

    1800 visualizações

    0 comentário

  • Xié

    Pequeno caranguejo xié encontrado em uma das margens do Rio Capibaribe, próximo ao clube de remo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    507 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Esse baby pousou na minha perna enquanto eu estava na rede, aqui em casa. Ele pulou para longe (...)

    Publicado em 07/05/2025

    1211 visualizações

    2 comentários

  • Pelidnota sordida

    O besouro do gênero Pelidnota pertence a subfamília Rutelinae e possui o hábito alimentar (...)

    Publicado em 30/03/2019

    3115 visualizações

    0 comentário

  • Barata de coqueiro

    Este inseto eu encontrei na minha casa em Aldeia. Não sei o nome, mas eu conheço como Barata de (...)

    Publicado em 15/11/2019

    4884 visualizações

    1 comentário

  • Carcará (Caracara plancus)

    Carcará observado no Parque Tingui, em Curitiba, no dia 12 de setembro de 2026.

    Publicado em 09/10/2026

    22 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-moscas

    As aranhas papa-moscas, ou aranhas saltadoras, pertencem à família Salticidae. É um dos maiores (...)

    Publicado em 10/11/2019

    14828 visualizações

    2 comentários

  • Amphimedon viridis

    Publicado em 10/06/2025

    950 visualizações

    0 comentário

  • Ferreirinho relógio

    Ferreirinho relógio é uma espécie bem pequena dificultando a visualização. Tem um canto muito (...)

    Publicado em 15/06/2026

    198 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha

    Publicado em 28/03/2021

    988 visualizações

    1 comentário

  • Coprophanaeus punctatus

    Esse besouro rola-bosta (Scarabaeinae) apresenta o hábito de alimentar-se de carniça (...)

    Publicado em 06/08/2019

    1470 visualizações

    0 comentário

  • Aranha na teia (Argiope argenata)

    Conhecida comumente como aranha-de-jardim, é encontrada em prados, jardins e áreas florestadas. (...)

    Publicado em 14/10/2022

    1942 visualizações

    1 comentário

  • Sapo marrom Pristimantis ramagii

    Pequena rã encontrada em áreas de até 800 m de altitude vivendo associada a serapilheiras em (...)

    Publicado em 15/11/2021

    1208 visualizações

    0 comentário

  • Phyllomys sp

    Phyllomys é um dos gêneros mais diversos entre o grupo de roedores da família Echimyidae, (...)

    Publicado em 18/11/2021

    2165 visualizações

    0 comentário

1 ... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ... 68

Apoie o Portal