... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Aranha na teia (Argiope argenata)

Aranha na teia (Argiope argenata)

Publicado por Felipe Borba

no dia 14/10/2022

12 visualizações

0 comentário

20221014 082056

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Conhecida comumente como aranha-de-jardim, é encontrada em prados, jardins e áreas florestadas.
Sua teia é bastante característica, montada em arbustos e vegetação, e muito bem estruturada. Esta também reflete a luz ultravioleta (UV), o que alguns pesquisadores atribuem como tática de caça para atrair presas; desta forma ficando visível ao olhar humano (como na foto).
Alguns indivíduos ainda fazem um zig-zag na teia (chamada de teia estabilizadora) para evitar que animais que não fazem parte da sua cadeia alimentar desviem da teia e não a destruam.
Possuem veneno, mas sem importância médica ao homem.
Suas presas ao serem capturadas, fazem vibrações na teia, que são rapidamente identificadas pelo animal, que a imobilizam, envolvem e posteriormente picam, injetando seu veneno que irá paralisar, matar e digerir a vítima.
O animal da foto foi registrado no dia 14/10/2022 em uma borda de fragmento de Mata Atlântica no Zoológico de Dois Irmãos.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal