...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Pato Selvagem

    Esta foto foi mais um flagrante que eu registrei de uma pata com os seus patinhos, passeando no (...)

    Publicado em 30/12/2019

    1190 visualizações

    0 comentário

  • Maria-farinha

    Maria-farinha (Ocypode quadrata) trabalhando, cavando o seu túnel diário. Seus túneis normalmente (...)

    Publicado em 29/12/2019

    1198 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Argiope

    A palavra Argiope deriva de um termo grego que significa «olhos brilhantes» [1]. Aranhas deste (...)

    Publicado em 26/12/2019

    3036 visualizações

    1 comentário

  • Calycopis sp

    Borboleta (Classe Insecta, Ordem Lepidoptera, Família Lycaenidae, Gênero Calycopis... Só vou até (...)

    Publicado em 20/12/2019

    1617 visualizações

    4 comentários

  • Libélula

    As libélulas (Ordem Odonata) são um dos grupos de insetos alados mais antigos. As primeiras (...)

    Publicado em 19/12/2019

    3108 visualizações

    0 comentário

  • Blênios em uma poça de maré

    A família Blennidae é uma das mais diversificadas dentre os teleósteos, contendo 56 gêneros e 381 (...)

    Publicado em 18/12/2019

    1202 visualizações

    1 comentário

  • Camuflagem de mariposa

    As mariposas são as rainhas da camuflagem. Em vários livros de biologia, elas são o maior exemplo (...)

    Publicado em 18/12/2019

    1597 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Trichonephila sp.

    Espécies do gênero Trichonephila são as maiores aranhas produtoras de teias, com pernas que (...)

    Publicado em 14/12/2019

    1992 visualizações

    0 comentário

  • Coruja-buraqueira

    Coruja-buraqueira | Athene cunicularia (Molina, 1782). A mais abundante e conhecida no (...)

    Publicado em 11/12/2019

    1326 visualizações

    0 comentário

  • Hypsiboas geographicus

    Os Anuros pertencem à classe dos anfíbios e, são elementos importantíssimos nas cadeias e teias (...)

    Publicado em 11/12/2019

    1215 visualizações

    0 comentário

  • Acasalamento

    Uma pesquisa japonesa descobriu que as borboletas fêmeas desenvolveram um mecanismo para evitar (...)

    Publicado em 11/12/2019

    1069 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-Pau

    Bicho-Pau (Phibalosoma phyllinum) . .

    Publicado em 11/12/2019

    1198 visualizações

    1 comentário

  • Louva-a-deus

    Inseto da ordem Mantodea, conhecido como louva-a-deus. Devido ao mimetismo passam (...)

    Publicado em 10/12/2019

    1195 visualizações

    0 comentário

  • Ecdise de cigarra

    Uma característica importante dos insetos é o seu exoesqueleto cuticular. Em intervalos, durante (...)

    Publicado em 09/12/2019

    3688 visualizações

    0 comentário

  • Formigas-cortadeiras

    Formigas-cortadeiras do gênero Atta (Hymenoptera, Formicidae) carregando fragmentos de folhas (...)

    Publicado em 09/12/2019

    1729 visualizações

    1 comentário

  • Rhynchonycteris naso

    Pequena espécie de morcego relativamente comum e amplamente distribuída na metade norte da (...)

    Publicado em 04/12/2019

    1636 visualizações

    0 comentário

  • Capivara

    Capivara se alimentado de plantas aquáticas no açude central (Açude de Dentro) do zoológico de (...)

    Publicado em 03/12/2019

    1462 visualizações

    0 comentário

  • Picapauzinho-de-Pernambuco

    Ave da Família Picidae. Seu nome científico é Picumnus pernambucensis. É uma espécie encontrada (...)

    Publicado em 02/12/2019

    1415 visualizações

    0 comentário

  • Blue Jay

    Está foto é de um pássaro muito comum aqui em Miami. Como é um pássaro muito arisco, não consegui (...)

    Publicado em 02/12/2019

    1057 visualizações

    1 comentário

  • Gafanhoto Proscopiidae

    Gafanhoto da Família Proscopiidae fotografado no Zoológico de Dois Irmãos, Recife. Esta família (...)

    Publicado em 01/12/2019

    2819 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Pierella hyalinus

    Borboleta da espécie Pierella hyalinus fotografada em um fragmento de Mata Atlântica da APA (...)

    Publicado em 28/11/2019

    1158 visualizações

    0 comentário

  • Esquilo

    Esta foto eu tirei para registrar uma visita ilustre ao meu jardim de casa em Miami. Animal (...)

    Publicado em 27/11/2019

    1113 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta

    Esta foto foi um registro que eu fiz de uma Borboleta, no jardim de casa em Miami, na Flórida. (...)

    Publicado em 26/11/2019

    1161 visualizações

    0 comentário

  • Icterus jamacaii

    O corrupião, ou sofreu, é uma das espécies de aves mais conspícuas de toda a região da Caatinga. (...)

    Publicado em 26/11/2019

    1327 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa

    Esta foto é de uma lagartixa pequena que eu encontrei aqui em casa em Miami - Flórida, no tronco (...)

    Publicado em 23/11/2019

    1241 visualizações

    1 comentário

  • Manacus manacus

    Manacus manacus é uma espécie de ave passeriforme da família Pipridae. É conhecida popularmente (...)

    Publicado em 23/11/2019

    3242 visualizações

    0 comentário

  • Acanthurus bahianus

    Espécie de peixe perciforme da Família Acanthuridae. Acanthurus bahianus é conhecido popularmente (...)

    Publicado em 22/11/2019

    2572 visualizações

    0 comentário

  • Cutia

    A foto desta Cutia foi mais um maravilhoso flagrante que eu tive o prazer de registrar, no (...)

    Publicado em 18/11/2019

    1443 visualizações

    0 comentário

  • Teíú

    Este foi mais um flagrante que eu consegui fazer no quintal da minha casa em Aldeia, um belo (...)

    Publicado em 18/11/2019

    1293 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Esta foto foi tirada por mim, hoje, dia 17 de novembro, em uma das ruas internas do condomínio (...)

    Publicado em 17/11/2019

    1051 visualizações

    1 comentário

1 ... 49 50 51 52 53 54 55 56 57 ... 68

Apoie o Portal