...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2033)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Phiale tristis

    Aranha-papa-moscas macho da espécie Phiale tristis (Salticidae) registrada em borda de mata na (...)

    Publicado em 22/03/2021

    2503 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa camuflada

    Mariposa camuflada pousada em um tronco de árvore na Estação Ecológica de Tapacurá. Quando vou para (...)

    Publicado em 20/10/2022

    1232 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão de aquário

    Pequeno caranguejo ermitão da espécie Calcinus tibicen encontrado em área de recife de coral na (...)

    Publicado em 08/05/2025

    1411 visualizações

    1 comentário

  • Besouro verde amarelo

    Escaravelho Macrapis festiva encontrado em Tamandaré, no dia 22 de abril de 2023. Ele foi (...)

    Publicado em 23/04/2023

    3451 visualizações

    4 comentários

  • Mariposa verde esmeralda

    Mariposa verde encontrada em um apartamento na região central de Recife. Provavelmente pertence (...)

    Publicado em 25/08/2025

    1182 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius valoisae

    Dichotomius valoisae Silva, Moura, Araújo, & de Moura, 2020, é o novo besouro rola-bosta da (...)

    Publicado em 03/07/2019

    2116 visualizações

    1 comentário

  • Ofiúro reticulado

    Ofiúro da espécie Ophionereis reticulata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de (...)

    Publicado em 22/03/2026

    304 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Publicado em 07/08/2018

    1106 visualizações

    0 comentário

  • Anastrepha obliqua

    Mosca da fruta da espécie Anastrepha obliqua visitando uma goiaba, no dia 17 de maio de 2020. O (...)

    Publicado em 20/05/2020

    1616 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca

    Uma garça branca muito fotogénica pousada em cima de um pneu cheio de cracas. Ao fundo dá para (...)

    Publicado em 14/01/2026

    400 visualizações

    0 comentário

  • Phyllophaga forcipata

    Escaravelho da subfamília Melolonthinae, uma das maiores e mais diversas das subfamílias de (...)

    Publicado em 07/01/2019

    1768 visualizações

    1 comentário

  • Aricoris campestris

    Aricoris campestris é uma pequena espécie de borboleta muito ativa, característica de ambientes (...)

    Publicado em 19/05/2021

    1400 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa encontrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 28/09/2022

    908 visualizações

    0 comentário

  • Mosca das flores

    Mosca-das-flores (Palpada sp., Syrphidae) registrada em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no (...)

    Publicado em 03/05/2021

    1656 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5307 visualizações

    0 comentário

  • Jandaia-verdadeira

    Jandaia-verdadeira se alimentando de brotos de coco. Registro realizado em Tamandaré, litoral (...)

    Publicado em 13/09/2020

    1502 visualizações

    1 comentário

  • Ardea alba

    Publicado em 07/08/2018

    1132 visualizações

    0 comentário

  • Periquito de asa amarela

    Periquito-de-asa-amarela observado no ramo mais alto do baobá da Praça da República, região (...)

    Publicado em 04/08/2025

    986 visualizações

    0 comentário

  • Gibão de couro

    Gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea) observado no Vale do Catimbau no dia 28 de setembro de (...)

    Publicado em 05/10/2025

    742 visualizações

    0 comentário

  • Sardinha

    Num olhar mais atento de um cardume de Xira (Haemulon spp), consegui perceber um peixinho (...)

    Publicado em 27/01/2026

    294 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    É uma espécie diminuta de gastropoda (caramujo) marinho, que vive em áreas próximas aos maguezais, (...)

    Publicado em 14/04/2025

    1374 visualizações

    0 comentário

  • O besouro e o dente de alho

    Opa, olha eu novamente, dessa fez resgatei esse kkkk. Coloquei esse alho pra servir de (...)

    Publicado em 21/02/2024

    1115 visualizações

    1 comentário

  • Lepas anatifera

    Lepas anatifera é uma espécie de craca (Cirripedia, Lepadomorpha) cosmopolita, ocorrendo em todos (...)

    Publicado em 04/05/2021

    2880 visualizações

    0 comentário

  • Patella pellucida

    Patella pellucida é uma pequena espécie de molusco gastropode marinho da família Patellidae. É uma (...)

    Publicado em 02/09/2024

    1179 visualizações

    0 comentário

  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1475 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Amblyonychus

    Amblyonychus é um gênero de moscas da família Asilidae. Na região neotropical são conhecidas 16 (...)

    Publicado em 01/05/2020

    1246 visualizações

    1 comentário

  • Larva de falso besouro bombardeiro

    Inseto encontrado na serapilheira de Dois Irmãos, Recife, PE. A espécime tem uma péssima locomoção (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1522 visualizações

    2 comentários

  • Maguari

    Maguari observado no campus da Universidade Federal de Pernambuco no dia 24 de setembro de (...)

    Publicado em 25/09/2025

    1040 visualizações

    0 comentário

  • Calango

    Encontrei essa fofura em uma viagem que fiz para Sobradinho/BA. Ela está claramente sorrindo (...)

    Publicado em 20/10/2025

    810 visualizações

    0 comentário

  • Saccopteryx bilineata

    Publicado em 10/11/2017

    1149 visualizações

    0 comentário

1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 68

Apoie o Portal