Esse besouro pertence ao gênero de besouros rola-bosta, Coprophanaeus (Scarabaeinae). Os rola-bostas são conhecidos por seu comportamento de rolar bolas de fezes. As florestas tropicais detêm uma alta riqueza de besouros rola bosta, no entanto, não possuímos uma abundância de mamíferos de grande porte, tornando o recurso escasso e causando competição.
Para evitar a competição e para estruturação das espécies na comunidade, a estratégia de utilizar carniça de mamíferos, anfíbios, répteis foi crucial para manter a diversidade desse grupo em florestas tropicais, como a Floresta Atlântica.
Cores diversas, tamanho de médio a grande porte, importância forense, todas essas características pertence ao gênero Coprophanaeus, preferencialmente necrófago. A espécie C. ensifer, possui cores que variam do azul até o verde com reflexos metálicos, ocorrem em mata atlântica e cerrado e nos fragmentos do Nordeste essa espécie não possui muitos indivíduos, principalmente em fragmentos pequenos onde o desmatamento e a defaunação são intensas. Os Coprophanaeus possuem representantes capazes de mover uma cobra, como pode ser visto no registro em video de C. ensifer realizado em Brasília e até mesmo uma carcaça de porco pelo C. lancifer na Amazônia [1].
Seus comentários
# no dia 2 de novembro de 2024 as 13:21, por Viviane Botelho
Este lindo foi encontrado no cerrado em Divinópolis MG.