...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marisco Anomalocardia flexuosa

    Anomalocardia flexuosa é uma espécie de molusco bivalve da Família Veneridae. Esta espécie de (...)

    Publicado em 10/02/2022

    4214 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola bosta marrom

    Faz um bom tempo que venho observando os besouros que aparecem na minha casa. Muitos besouros (...)

    Publicado em 27/04/2022

    3654 visualizações

    0 comentário

  • Salamandra salamandra

    A primeira salamandra a gente nunca esquece. Principalmente um tipo de bicho muito raro ou (...)

    Publicado em 08/11/2023

    4297 visualizações

    0 comentário

  • Besouro serra-pau

    Besouro cerambícideo (Coleoptera: Cerambycidae) registrado em residência na área urbana do (...)

    Publicado em 01/04/2021

    7652 visualizações

    2 comentários

  • Bicho-pau

    Esta foto foi uma oportunidade bastante interessante, pois estava numa reunião na Pousada (...)

    Publicado em 08/08/2020

    6712 visualizações

    1 comentário

  • Rolinha picuí

    A rolinha-picuí é uma pequena representante do grupo de aves Columbiformes. No Brasil apresenta (...)

    Publicado em 30/04/2025

    1610 visualizações

    1 comentário

  • Bicho do cesto

    Este pequeno entulho de pequenos gravetos envoltos por um tipo de seda na verdade é um casulo. (...)

    Publicado em 25/03/2025

    17824 visualizações

    0 comentário

  • Embuá gigante

    Embuá (Diplopoda) fotografado na Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 04/01/2022

    1543 visualizações

    0 comentário

  • Timbu

    O Didelphis albiventris é um marsupial da família Didelphidae. Em Recife é popularmente conhecido (...)

    Publicado em 13/02/2019

    43003 visualizações

    43 comentários

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 227

Apoie o Portal