... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Timbu

Timbu

Publicado por Aléssio F.

no dia 13/02/2019

7546 visualizações

11 comentários

Timbu

Escala do sujeito : não informado

Descrição

O Didelphis albiventris é um marsupial da família Didelphidae. Em Recife é popularmente conhecido como timbu e é mascote de um famoso time de futebol da cidade. Em outras regiões do Brasil possui outros nomes, como gambá, saruê, cassaco e mucura. Em artigos científicos é denominado como gambá-de-orelhas-brancas e é considerado como um pequeno mamífero. São bons escaladores de árvores e são generalistas oportunistas, podendo se alimentar de frutos, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, insetos e restos de comida deixados por seres humanos. São animais bem adaptados a ambientes urbanizados.

O timbu é um animal solitário e apresenta hábitos noturnos. É inofensivo se deixado em paz. Se acuado, ele abre a boca e emite um som rouco e agudo, mas muito raramente atacará uma pessoa. É comum encontrar timbus dentro de casas e apartamentos. Exímios predadores de escorpiões, os timbus podem exercer um papel ecológico importante no controle populacional destes animais em ambientes urbanos.

Esta fêmea com os seus filhotes estava morando em um apartamento em um bairro no centro de Recife.

Marcadores do autor

Seus comentários

  • no dia 24 de janeiro as 04:59, por Hana

    Gambas são animais maravilhosos. As pessoas os confundem com roedores e isso trás consequencias muito tristes. São importantes a nós pois são predadores de animais peçonhentos como cobras e escorpiões. Amo demais esses marsupiais ❤️

  • no dia 28 de janeiro as 14:24, por Aléssio F.

    Concordo totalmente com você, Hana. Adoro estes animais.

  • no dia 21 de abril as 08:26, por Betânia

    Nesses dias apareceu um na minha casa. De fato, parece inofensivo, embora assuste pelo tamanho. Devo chamar algum serviço de proteção animal?

  • no dia 21 de abril as 15:41, por Aléssio F.

    Olá Betânia, Se ele apareceu naturalmente na sua casa, não precisa chamar serviços de proteção animal. Ele irá embora da mesma forma que chegou. Se a visita for recorrente, tente saber porque ele está sendo atraído para a sua casa. Tem um pomar? Um galinheiro? Ou simplesmente ele está utilizando algum abrigo próximo.

  • no dia 20 de maio as 20:01, por Tatiane Nonato

    Esse bichano come galinhas, não imaginava... achávamos q era raposa, mas em uma madrugada as galinhas começaram a gritar, assustadas, fomos até o galinheiro, acendemos as luzes do espaço pra afugentar a tal raposa, é nos deparamos com esse bicho! Um gamba! Tinha uma galinha muito machucada, fiquei espantada não imaginava que gamba comia galinhas kkkk... alguém me explica isso?

  • no dia 20 de maio as 20:25, por Aléssio F.

    Pois é, o gambá é um animal com hábitos alimentares bem generalistas. Em ambientes naturais se alimentam de frutos, insetos e pequenos vertebrados, incluindo serpentes, aves e provavelmente até pequenos mamíferos (selvagens, obviamente). Se um gambá tiver a oportunidade de encontrar algum tipo de presa em algum galinheiro, incluindo ovos, galinhas e pintinhos indefesos, ele não vai pensar duas vezes! Mas isso não significa que ele seja um grande vilão. Os gambás predam escorpiões e até serpentes peçonhentas!

  • no dia 20 de maio as 22:31, por Tatiane Nonato

    Muito interessante, achava q eles comiam apenas frutas... Agora telamos todo o galinheiro, minhas galinhas estão em segurança, e o senhor gamba vai ter q se contentar com aranhas e cobras hshshshs...

  • no dia 11 de junho as 22:14, por André Nunes

    Em minha casa apareceu um que está aleijado das patas posteriores. Se tivesse em boas condições apenas espantaria, mas receio que daquele jeito não viverá por muito tempo.

    O que devo no caso assim? Existem algum órgão ou grupo que cuida deles aqui em PE?

  • no dia 16 de junho as 16:48, por Aléssio F.

    Olá André, Seria importante você informar a cidade que você mora. Normalmente os resgates de animais selvagens são realizado pelo CPRH, pelo IBAMA ou pelo Corpo de Bombeiros. No seu caso é um pouco mais complexo, pois aparentemente se trata de um animal já machucado, provavelmente por causa de algum ataque de animal doméstico, como cachorro ou gato. Eu diria que não tem muito o que fazer.

  • no dia 8 de julho as 17:38, por Maria Claudia

    Boa tarde. Resgatei um filhote de gambá, que se encontrava na churrasqueira de um sítio. Quando a churrasqueira foi acesa, ele saiu . Como não tínhamos certeza se a mãe voltaria pior ele, levei pra casa. Vocês podem me dizer como cuidar dele?

  • no dia 8 de julho as 18:37, por Aléssio F.

    Olá Maria Claudia, tudo bem? Olha, tudo vai depender do tamanho do filhote. Se ele estava sozinho, pode significar que ele já adquiriu autonomia e capacidade de sobreviver por conta própria. Mesmo com aquela cara fofa de filhotinho, você deve sempre lembrar que se trata de um animal selvagem que já possui habilidades de procurar o próprio alimento. Normalmente as fêmeas desmamam seus filhotes após 14 semanas. Mesmo após este período, os filhotes ainda são relativamente pequenos mas já são capazes de se virar sozinhos. Então, dependendo do tamanho e das condições físicas (se não estiver machucado), pode dar água e alimentar com frutos durante um dia ou dois e depois libertá-lo próximo ao local onde foi encontrado.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal