... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Besouro rola bosta marrom

Besouro rola bosta marrom

Publicado por Josival Araújo

no dia 27/04/2022

81 visualizações

0 comentário

Besouro rola bosta marrom

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Faz um bom tempo que venho observando os besouros que aparecem na minha casa.

Muitos besouros ocorrem em área urbana e a quantidade de espécies que você pode encontrar é fascinante.

Dessa vez encontrei dentro de casa um besouro rola-bosta chamado Deltochilum prox. irroratum. Os besouros rola-bosta pertencem a subfamília Scarabaeinae e são chamados assim devido ao seu hábito de rolar bolas de fezes.

Você pode conhecer sobre os hábitos desse grupo no infográfico postado aqui no Portal: Rolando a bosta pela Mata Atlântica.

Esse besouro marrom da foto é necrófago, isto é, se alimenta preferencialmente de carniça de mamíferos e invertebrados mortos. São comuns em remanescentes de Floresta Atlântica. No entanto, pouco se sabe se esses besouros também ocorrem em área urbana (pode ser outra espécie diferente da de mata), vai que ele come os insetos mortos na cidade, não falta isso na área urbana né?

Outra hipótese é que esse animal pode ser atraído pela luz da área urbana, saindo da floresta e ficando na cidade perambulando por um tempo. No entanto, por a cidade por não ser o ambiente que ele vive, acaba morrendo e também não encontra parceiro para reprodução. Chamamos essas espécies de turistas, será mesmo que o besourinho está turistando pelo centro de Abreu e Lima?

Enfim, não se sabe. Já encontrei um Canthidium e outro Deltochilum na casa dos meus parentes na área urbana que fica distante de qualquer remanescente de Floresta Atlântica.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal