...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

Contribuições (1986)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta Hamadryas

    Gênero de borboletas que compreende 20 espécies com ampla distribuição na região neotropical. No (...)

    Publicado em 13/04/2019

    1648 visualizações

    0 comentário

  • Polyplacophora

    Os quítons são moluscos muito diferenciados da Classe Polyplacophora. São achatados (...)

    Publicado em 12/04/2019

    3086 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa-vespa

    Registro realizado em Aldeia, Camaragibe, como uma lente macro para smartphone. Esta mariposa (...)

    Publicado em 12/04/2019

    1610 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha laranja

    Cigarrinha laranja (Cicadellidae, Hemiptera) encontrada sob uma folha de uma rosa do deserto. (...)

    Publicado em 08/04/2019

    1364 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa olho-de-pavão-alaranjado

    Mariposa provavelmente do gênero Automeris. Registro realizado no dia 16 de março de 2019 no (...)

    Publicado em 08/04/2019

    4669 visualizações

    0 comentário

  • Aranha de pernas compridas

    Pholcus phalangioides é uma espécie de aranha totalmente inofensiva com ampla distribuição no (...)

    Publicado em 05/04/2019

    86340 visualizações

    51 comentários

  • Deltochilum alpercata

    Um subgênero dos besouros conhecidos popularmente como rola-bosta chama a atenção por possuírem um (...)

    Publicado em 03/04/2019

    1836 visualizações

    2 comentários

  • Pristimantis ramagii

    Publicado em 01/04/2019

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Filhotinhos de Didelphis albiventris no marsúpio da mãe.

    Publicado em 01/04/2019

    1396 visualizações

    0 comentário

1 ... 181 182 183 184 185 186 187 188 189 ... 221

Apoie o Portal