...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Arapaçu de bico branco

    O arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae. (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Bathygobius soporator

    Pequena espécie de peixe da família Gobiidae bastante comum em poças de maré em ambientes recifais (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1395 visualizações

    0 comentário

  • Sanhaço-verde Thraupis palmarum

    Um grupo de três ou quatro sanhaços-do-coqueiro estavam fazendo a festa em uma palmeira nos (...)

    Publicado em 29/07/2025

    944 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Carabidae

    Os besouros carabídeos são importantes predadores do solo e ocorrem desde a produção agrícola a (...)

    Publicado em 13/03/2019

    2745 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-preguiça (Bradypus variegatus)

    Bicho-preguiça observado em um pé de sapoti. Registro realizado na APA Aldeia Beberibe no dia 11 (...)

    Publicado em 15/10/2026

    28 visualizações

    0 comentário

  • Moluscos fissurelídeos

    Os moluscos fissurelídeos são gastropodes marinhos com distribuição mundial. São conhecidas (...)

    Publicado em 01/01/2025

    1021 visualizações

    0 comentário

  • Historis odius

    Historia odius é uma espécie de borboleta que apresenta grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publicado em 13/04/2020

    1850 visualizações

    0 comentário

  • Anisotremus virginicus

    Peixe comum em ambientes recifais de Pernambuco. Apresenta hábitos noturnos e alimenta-se de (...)

    Publicado em 04/12/2018

    5580 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo carijó

    Dupla de marimbondos-carijó construindo seu ninho em uma folha de palmeira. Estes marimbondos (...)

    Publicado em 20/04/2023

    2202 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa imperador

    Thysania sp é uma das maiores espécies de mariposas do Mundo (Lepidoptera) podendo apresentar 30 (...)

    Publicado em 12/11/2017

    1693 visualizações

    0 comentário

  • Crax fasciolata

    O Crax fasciolata (Galliformes, Cracidae), conhecida como mutum-de-penacho ou mutum pinima é uma (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1308 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Os passalidae são besouros subsociais, apresentam cuidado parental e comunicação com (...)

    Publicado em 26/04/2020

    5102 visualizações

    2 comentários

  • Lagostim

    Existem 3 espécies de lagostas do gênero Panulirus na costa brasileira. As mesmas espécies (...)

    Publicado em 11/12/2025

    644 visualizações

    0 comentário

  • Leptodactylus macrosternum

    Leptodactylus macrosternum é um espécie de anuro com ampla distribuição na America do Sul. Faz (...)

    Publicado em 26/08/2019

    1796 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Espécie de perereca relativamente comum em praticamente toda a extensão da Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 18/11/2017

    3735 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Caranguejeira

    Estas aranhas comumente procuram residências rurais em busca de abrigo durante o período chuvoso. (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1172 visualizações

    0 comentário

  • Craca do mangue

    Craca é um crustáceo cirripédio séssil, que utiliza diferentes substratos para se fixar. A foto foi (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1824 visualizações

    0 comentário

  • Sagui se alimentando de goma

    O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) é um pequeno primata neotropical muito comum no (...)

    Publicado em 01/08/2019

    3418 visualizações

    0 comentário

  • Planária terrestre - Platelminto

    As Planárias terrestres pertencem ao filo dos Platyhelminthes. São vermes achatados que (...)

    Publicado em 30/06/2020

    2313 visualizações

    0 comentário

  • Tatuzinho de jardim

    O tatuzinho de jardim (Armadillidium vulgare) é um crustáceo terrestre muito comum e abundante. É (...)

    Publicado em 06/09/2024

    2756 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5310 visualizações

    0 comentário

  • Callithrix jacchus

    Publicado em 11/11/2017

    1139 visualizações

    0 comentário

  • Callithrix jacchus

    Publicado em 07/08/2018

    1105 visualizações

    0 comentário

  • Tanajura

    As tanajuras, ou formigas iça, são formigas cortadeiras (Gênero Atta) e estão distribuídas (...)

    Publicado em 31/03/2019

    4727 visualizações

    1 comentário

  • Bicho de goiaba

    Quem gosta de goiaba já teve o desprazer de encontrar o famoso «bicho de goiaba» na primeira (...)

    Publicado em 08/03/2022

    33480 visualizações

    6 comentários

  • Lírio-do-mar vermelho

    Os lírios-do-mar, ou comatulídeos, são equinodermos muito diferenciados. Eles possuem muitos (...)

    Publicado em 20/02/2025

    2816 visualizações

    0 comentário

  • Cágado-do-nordeste (Mesoclemmys tuberculata)

    Mesoclemmys tuberculata é endêmica do Brasil, ocorrendo ao longo da bacia do rio São Francisco, em (...)

    Publicado em 01/04/2021

    4314 visualizações

    3 comentários

  • Formiga gigante

    Formiga gigante da espécie Dinoponera quadriceps encontrada em uma trilha no meio da Caatinga, (...)

    Publicado em 12/05/2025

    5931 visualizações

    1 comentário

  • Mosca Ptecticus

    Ptecticus é um gênero cosmopolita de moscas da família Stratiomyidae. São conhecidas popularmente (...)

    Publicado em 31/01/2020

    5811 visualizações

    0 comentário

  • Maria-de-barriga-branca

    Maria-de-barriga-branca de outro ângulo. O mesmo indivíduo que desta foto.

    Publicado em 19/10/2026

    8 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 69

Apoie o Portal