Philodryas olfersii é uma espécie de serpente opistóglifa peçonhenta da família Dipsadidade com ampla distribuição na America do Sul. Possui hábitos terrestres e arborícolas. Seu nome popular é cobra-verde. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, atingindo até 90 centimetros de comprimento total. Philodryas olfersii é frequentemente encontrada em áreas de floresta e bordas de mata. É uma espécie com dieta generalista, alimentando-se preponderantemente de anuros [1].
Sua peçonha tem efeitos tóxicos comparáveis aos venenos botrópicos, em bem menor intensidade [2]. Apesar de existirem relatos na literatura de acidentes ofídicos, é pouco preocupante para seres humanos, pois é uma espécie esquiva e só ataca para se defender quando manuseada sem o devido cuidado. Se encontrar alguma serpente verde, a melhor coisa a se fazer é deixá-la em paz.
Esta serpente foi visualizada próxima a um ninho com três filhotes bem desenvolvidos de sabiá. Com a presença do potencial predador, os filhotes fugiram do ninho e a serpente começou a ser atacada pelos sabiás adultos.
Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco.
Seus comentários
# no dia 5 de novembro de 2020 as 21:18, por fernando
gostaria de saber mais sobre a peçonha da philodryas olfersii. comparado a qual animal em nível de toxina? uma vespa, abelha escorpião?. Ou demanda maior cuidado? gostaria de saber também, sobre a philodryas naterelli também sobre essa questão de peçonha. grato.