Pachycoris torridus (Hemiptera, Scutelleridae) é uma espécie de percevejo popularmente conhecido como percevejo-do-pinhão-manso. Apresenta uma grande distribuição na America do Sul. Como seu nome popular indica, é considerado um inseto praga do pinhão-manso (Jatropha curcas), uma planta promissora para a produção de biodiesel. Uma característica peculiar destes percevejos é o padrão de machas coloridas que recobrem o seu corpo: existem mais de 27 padrões diferentes de cores e formas das manchas! Ainda não se sabe ao certo qual a origem e função evolutiva da variação de cores de Pachycoris torridus [1]. De forma geral, percevejos da família Scutelleridae são conhecidos por apresentarem uma grande variação intraespecífica de cores. Normalmente são as fêmeas que apresentam a maior variedade de cores, enquanto os machos são monocromáticos.
As fêmeas do percevejo-do-pinhão colocam massas de até 92 ovos na superficie de folhas da planta hospedeira e ficam cuidando deles por algum tempo, até o primeiro estágio de ninfa. As fêmeas costumam permanecer paradas em cima dos ovos. É um cuidado parental importante contra o ataque de vespas parasitoides [2].
Registro realizado em Serra dos Cavalos, em Caruaru, Pernambuco, no dia 11 de março de 2022. Vários indivíduos de Pachycoris torridus foram encontrados pousados em um pé de araçá. Entre os percevejos, existiam alguns com manchas de cor vermelha, confirmando na prática o polimorfismo da espécie.
Comentar