...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lepidoptera

    Espécie de borboleta registrada sobre Fabaceae, na Fazenda Folha Miúda, Floresta - PE, em (...)

    Publicado em 29/05/2020

    993 visualizações

    0 comentário

  • Pareuptychia ocirrhoe

    Borboleta da espécie Pareuptychia ocirrhoe interjecta registrada na APA Aldeia Beberibe no dia (...)

    Publicado em 07/08/2021

    929 visualizações

    0 comentário

  • Perereca urbana

    Perereca (muito provavelmente da espécie Scinax x-signatus) encontrada no Espaço Ciência, Olinda, (...)

    Publicado em 14/12/2022

    1313 visualizações

    0 comentário

  • Sapinho cururu

    Sapinho cururu encontrado no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no dia 3 de junho de (...)

    Publicado em 04/06/2023

    1161 visualizações

    0 comentário

  • Athene cunicularia

    Coruja-buraqueira registrada no meio de um canavial próximo ao município de Chã de Alegria, (...)

    Publicado em 14/05/2023

    913 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá-da-praia

    O sabiá-da-praia (Mimus gilvus) é um passeriforme da família Mimidae, conhecido por sua capacidade (...)

    Publicado em 18/09/2026

    56 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Publicado em 11/11/2017

    1136 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Registro de um cardume misto de Peixe-cirugião (Acanthurus bahianus) e Budião-zelina (Scarus (...)

    Publicado em 22/03/2026

    265 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa moscas da cabeça vermelha

    Aranha-papa-moscas registrada na borda de um fragmento de Mata Atlântica na APA Aldeia Beberibe (...)

    Publicado em 26/12/2022

    1393 visualizações

    0 comentário

  • Blênios em uma poça de maré

    A família Blennidae é uma das mais diversificadas dentre os teleósteos, contendo 56 gêneros e 381 (...)

    Publicado em 18/12/2019

    1202 visualizações

    1 comentário

  • Columbina picui

    Uma rolinha-picui registrada na região central da cidade Garanhuns, Pernambuco, no dia 19 de (...)

    Publicado em 01/05/2026

    275 visualizações

    0 comentário

  • Casaca-de-couro

    O casaca-de-couro é uma ave muito comum e abundante em toda a região da Caatinga. Seu nome (...)

    Publicado em 12/07/2019

    3784 visualizações

    0 comentário

  • Camaleão (Iguana iguana)

    Espécime encontrado durante resgate de fauna Registro realizado em: 16/02/2020 Câmera: Redmi (...)

    Publicado em 02/04/2021

    2099 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta laranja

    Borboleta da espécie Agraulis vanillae registrada próximo a uma roça de feijão na zona rural de (...)

    Publicado em 22/04/2026

    416 visualizações

    0 comentário

  • Cágado de barbicha

    Um cágado de barbicha nadando calmamente no Rio Capibaribe. Registro realizado no dia 17 de (...)

    Publicado em 18/10/2025

    743 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde da Caatinga

    Uma linda cobra verde da espécie Erythrolamprus viridis encontrada debaixo de uma rocha. É uma (...)

    Publicado em 01/08/2026

    350 visualizações

    0 comentário

  • Peixe dentão

    Peixe dentão registrado na praia de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 8 de janeiro de (...)

    Publicado em 03/04/2025

    6513 visualizações

    0 comentário

  • Hypsiboas geographicus

    Os Anuros pertencem à classe dos anfíbios e, são elementos importantíssimos nas cadeias e teias (...)

    Publicado em 11/12/2019

    1215 visualizações

    0 comentário

  • Besouro predador de diplópodes

    A subfamília Scarabaeinae é conhecida popularmente como rola-bostas. Esses escaravelhos são (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1312 visualizações

    0 comentário

  • Coereba flaveola

    Pequena espécie com ampla distribuição na America do Sul. Ocorre em ambientes abertos e (...)

    Publicado em 28/10/2018

    1183 visualizações

    0 comentário

  • Aranha «de jardim»

    Foto tirada dia 18 de abril de 2020. Teia de aranha no pé de caju.

    Publicado em 07/06/2020

    1292 visualizações

    1 comentário

  • Peixe-sabão comum (Rypticus saponaceus)

    O peixe-sabão, ou badejo-sabão, recebe este nome estranho por causa de sua capacidade de produzir (...)

    Publicado em 13/02/2026

    522 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Asilidae

    Asilidae é uma grande família de moscas com mais de 7 mil espécies descritas distribuídas em todos (...)

    Publicado em 18/03/2019

    6309 visualizações

    0 comentário

  • Dendropsophus elegans

    O gênero Dendropsophus possui 103 espécies formalmente descritas. Ocorrem deste o norte da (...)

    Publicado em 24/11/2017

    1823 visualizações

    0 comentário

  • Concha interna de Spirula

    Spirula spirula é uma pequena espécie de lula de aproximadamente 5 centimetros, encontrada em (...)

    Publicado em 26/08/2020

    5788 visualizações

    1 comentário

  • Ninfas de Oncopeltus fasciatus

    Oncopeltus fasciatus é um inseto hemimetábolo da Ordem Hemiptera. A foto mostra estágios imaturos (...)

    Publicado em 18/02/2019

    4798 visualizações

    1 comentário

  • Phitecopus nordestinus

    Pertencente à família Phyllomedusidae, foi transferido ao gênero Phitecopus (Duellman et al. (...)

    Publicado em 06/03/2019

    1109 visualizações

    0 comentário

  • Iguana-verde

    Encontrei esse belo animal na saída da Praia de Inema. Consegui um belo close dele sem precisar (...)

    Publicado em 07/03/2025

    1294 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas

    Lagartas encontradas na APA Aldeia Beberibe, no dia 14 de agosto de 2022. Espécie ainda não (...)

    Publicado em 29/08/2022

    1302 visualizações

    0 comentário

  • Panara jarbas

    Borboleta da espécie Panara jarbas registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1368 visualizações

    0 comentário

1 ... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 ... 68

Apoie o Portal