...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Gafanhoto Tropidacris sp.

    Um grande gafanhoto do gênero Tropidacris (Insecta, Orthoptera) fotografado no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 11/11/2017

    1527 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão

    Ermitões podem ser vistos na APA Costa dos Corais em vários ambientes e ecossistemas. Este da (...)

    Publicado em 12/10/2025

    833 visualizações

    1 comentário

  • Abelha verde metálica

    Uma maravilhosa abelha de cor verde metálica da espécie Exaerete frontalis observada no jardim de (...)

    Publicado em 13/02/2025

    2242 visualizações

    0 comentário

  • Sagui se alimentando de goma

    O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) é um pequeno primata neotropical muito comum no (...)

    Publicado em 01/08/2019

    3394 visualizações

    0 comentário

  • Pristimantis ramagii

    Publicado em 01/04/2019

    1077 visualizações

    0 comentário

  • Tarântula

    Essa linda aranha foi fotografada em solo de serapilheira em uma área conservada da reserva (...)

    Publicado em 02/05/2022

    1529 visualizações

    0 comentário

  • Dentão

    O dentão, como é chamado popularmente esse peixe vermelho da família Lutjanidae, Lutjanus jocu, (...)

    Publicado em 07/01/2025

    6256 visualizações

    0 comentário

  • Micromelo undatus

    Micromelo undatus é uma espécie de lesma-do-mar da família de gastropodes Aplustridae. As lesmas (...)

    Publicado em 31/01/2025

    1928 visualizações

    0 comentário

  • Mamangava polinizadora

    Uma bela mamangava flagrada em pelo processo de polinização de uma flor de maracujá selvagem em (...)

    Publicado em 04/05/2023

    1152 visualizações

    0 comentário

  • Ermitão listrado

    Caranguejo ermitão listrado do gênero Clibanarius encontrado em uma área de recifes de coral em (...)

    Publicado em 09/06/2025

    1105 visualizações

    0 comentário

  • Picapauzinho-de-Pernambuco

    Ave da Família Picidae. Seu nome científico é Picumnus pernambucensis. É uma espécie encontrada (...)

    Publicado em 02/12/2019

    1415 visualizações

    0 comentário

  • Mamãe aranha

    Uma típica aranha pernuda de canto de parede cuidando dos seus ovos. Registro realizado em (...)

    Publicado em 19/01/2025

    895 visualizações

    0 comentário

  • Anu-preto

    Espécie bem comum na APA Costa dos Corais, o anu-preto (Crotophaga ani) voa em bandos geralmente (...)

    Publicado em 09/12/2025

    636 visualizações

    0 comentário

  • Myotis lavali

    Myotis lavali

    Publicado em 12/11/2017

    1073 visualizações

    0 comentário

  • Concha de Tonna pennata

    Tonna pennata é uma espécie de gastropode marinho. Ocorre no litoral da Flórida, nos Estados (...)

    Publicado em 12/01/2025

    1097 visualizações

    0 comentário

  • Halichoeres brasiliensis

    Halichoeres brasiliensis é um peixe endêmico do litoral brasileiro. Geralnente encontrado nadando (...)

    Publicado em 02/04/2024

    1116 visualizações

    0 comentário

  • Corystes cassivelaunus

    Corystes cassivelaunus é um pequeno caranguejo que tem o hábito de se enterrar na areia fina e (...)

    Publicado em 18/04/2024

    1122 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-borboleta-listrado

    O peixe-borboleta-listrado, Chaetodon striatus, é uma espécie que ocorre em todo (...)

    Publicado em 09/12/2025

    623 visualizações

    0 comentário

  • Carão

    Carão registrado em uma área alagada na região central de Manaus no dia 6 de julho de 2026. O (...)

    Publicado em 22/07/2026

    188 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta interessante

    Encontrei essa lagarta caminhando pelo chão, indo em direção à grama. Suas cores, além dessa (...)

    Publicado em 05/04/2024

    1719 visualizações

    2 comentários

  • Anêmona

    Uma pequena anêmona-do-mar da espécie Bunodosoma cangicum (Cnidaria, Actiniaria) em uma poça de (...)

    Publicado em 10/11/2017

    1931 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-pintado

    Já havia feito registro dessa espécie na APA Costa dos Corais outras vezes (link aqui), mas (...)

    Publicado em 18/09/2026

    53 visualizações

    0 comentário

  • Dromia personata

    Dromia personata é uma espécie de caranguejo muito especial. Como muitas outras espécies da (...)

    Publié le 27/09/2024

    1138 vues

    0 commentaire

  • Tritia reticulata

    Tritia reticulata é um molusco gastropode muito comum e abundante de zonas entre-marés das costas (...)

    Publicado em 19/02/2025

    915 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa vespa

    Publicado em 11/06/2025

    1052 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha habitando casca de tronco na reserva Serra dos Cavalos, em Caruaru, (...)

    Publicado em 02/05/2022

    988 visualizações

    0 comentário

  • Cosmosoma teuthras

    Aqui segue a foto em 1º plano .

    Publicado em 23/01/2024

    1019 visualizações

    1 comentário

  • Mosca soldado Ptecticus

    Mosca-soldado do gênero Ptecticus observada no jardim de um edifício na região central de Recife, (...)

    Publicado em 06/02/2025

    1302 visualizações

    0 comentário

  • Coral Mussismilia hartti

    Esta é uma espécie endêmica da fauna coralínea brasileira. Ela ocorre desde a costa do Estado do (...)

    Publicado em 13/01/2024

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Chromacris speciosa

    Oi pessoal, tudo beleza!? Eu encontrei esse grilo (talvez) em ambiente urbano dando um passeio, (...)

    Publicado em 19/03/2024

    1113 visualizações

    1 comentário

1 ... 57 58 59 60 61 62 63 64 65 ... 68

Apoie o Portal