O sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) é um pequeno primata neotropical muito comum no Nordeste sendo considerado uma espécie nativa ocorrendo naturalmente na Mata Atlântica e na Caatinga em regiões acima do Rio São Francisco. Apresentam uma dieta generalista, podendo se alimentar de frutos, insetos e exsudatos de árvores. Os exsudatos, ou gomas, são recursos importantes para os saguis, notadamente em regiões semi-áridas como a Caatinga, pois estão disponíveis o ano todo. As gomas são ricas em cálcio e em polissacarídeos.
Os saguis apresentam dentição modificada e adaptações anatômicas nos ossos e músculos da mandíbula inferior [1] para perfurar troncos e galhos de árvores para estimular a liberação dos exsudatos. Em determinadas épocas do ano, os exsudatos podem representar até 70% da alimentação de saguis. O comportamento de se alimentar da seiva de árvores é chamado de gomivoria.
A foto registra o momento em que um indivíduo está perfurando o tronco de um Angico (Anadenanthera peregrina) que já apresenta muitos furos, indicando a preferência dos saguis por está espécie vegetal [2]. Como a exsudação é um processo lento, outras espécies, como o timbu [3], podem explorar tais recursos durante o período noturno, quando os saguis estão dormindo.
Comentar