...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cosmosoma teuthras

    Trata-se de uma INFESTAÇÃO ao longo de vários trechos da Rua Almirante Alexandrino , Santa Teresa (...)

    Publicado em 23/01/2024

    1317 visualizações

    7 comentários

  • Calidris alba

    O maçarico-branco (Calidris alba) é uma espécie de ave migratória de longas distâncias que ocorre (...)

    Publicado em 04/02/2022

    1354 visualizações

    0 comentário

  • Tucano

    Publicado em 01/06/2021

    1039 visualizações

    1 comentário

  • Philodryas olfersii

    Philodryas olfersii é uma espécie de serpente opistóglifa peçonhenta da família Dipsadidade com (...)

    Publicado em 06/04/2020

    4794 visualizações

    1 comentário

  • Aratanha

    Caranguejo arborícola que vive entre troncos e raízes das árvores de mangue. Se alimenta de (...)

    Publicado em 24/07/2023

    1251 visualizações

    0 comentário

  • Junonia evarete

    Borboletas registradas no Vale do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

    Publicado em 01/12/2018

    1641 visualizações

    0 comentário

  • João-de-barro (Furnarius rufus)

    João-de-barro construindo sua casinha em cima de um poste de iluminação pública, no Parque Tingui, (...)

    Publicado em 24/09/2026

    62 visualizações

    0 comentário

  • Embuá do Sertão

    Diplópode (embuá) encontrado em rochas no Poço da Lage em Triunfo, Pernambuco.

    Publicado em 13/03/2024

    1073 visualizações

    0 comentário

  • Papagaio-banana (Scarus zelindae)

    Um papagaio-banana juvenil registrado durante um mergulho em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 03/03/2026

    341 visualizações

    0 comentário

  • Teiú

    O teiú-comum ou teiú gigante, Salvator merianae, tammbém conhecido como teju aqui no nordeste, é (...)

    Publicado em 14/01/2026

    624 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-branco

    Os maçaricos possuem bicos longos e sensíveis, que inserem repetidamente e rapidamente na areia (...)

    Publicado em 16/11/2025

    704 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá-laranjeira

    O Sabiá-laranjeira é considerada ave símbolo do Brasil. Em tupi, sabiá significa “aquele que reza (...)

    Publicado em 19/03/2025

    1529 visualizações

    1 comentário

  • Guaiamum

    Foto do Guaiamum tirada na base de Porto de Pedras do ICMBio/APACC

    Publicado em 27/07/2023

    1148 visualizações

    1 comentário

  • Lutjanus jocu

    Peixe dentão (ou vermelho) registrado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 19 de abril (...)

    Publicado em 20/05/2025

    1028 visualizações

    1 comentário

  • Macaco-pérola

    Entomacrodus vomerinus é o nome científico desse pequenino peixe, que vive em águas rasas no (...)

    Publicado em 11/12/2025

    575 visualizações

    0 comentário

1 ... 114 115 116 117 118 119 120 121 122 ... 136

Apoie o Portal