...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Peixe-boi nas piscina naturais de porto de pedras

    Publicado em 27/07/2023

    995 visualizações

    0 comentário

  • Tangara cayana

    Tangara cayana se alimentando em uma goiabeira.

    Publicado em 02/09/2018

    1051 visualizações

    0 comentário

  • Acrocinus longimanus

    O besouro arlequim possui uma grande distribuição na America do Sul, ocorrendo desde o sul do (...)

    Publicado em 06/01/2019

    3063 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa vespa

    Estava voando na minha cozinha, é linda não resisti, mariposa vespa cosmosoma

    Publicado em 17/03/2024

    1406 visualizações

    0 comentário

  • Chromacris speciosa

    Forma adulta de Chromacris speciosa, uma espécie de gafanhoto considerada como devastadora (...)

    Publicado em 13/05/2019

    6003 visualizações

    12 comentários

  • Rhinella jimi

    "Sapo cururu na beira do rio Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio A mulher do (...)

    Publicado em 31/08/2019

    2433 visualizações

    0 comentário

  • Hypsiboas creptans

    Hysiboas crepitans é uma espécie de perereca muito comum em todo o Nordeste do Brasil. Pode ser (...)

    Publicado em 14/11/2018

    1419 visualizações

    0 comentário

  • Arlequim da mata - Acrocinus longimanus

    Arlequim da mata é uma espécie de besouro serra-pau, cujo nome científico é Acrocinus longimanus. (...)

    Publicado em 27/01/2022

    4440 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Amblyonychus

    Amblyonychus é um gênero de moscas da família Asilidae. Na região neotropical são conhecidas 16 (...)

    Publicado em 01/05/2020

    1220 visualizações

    1 comentário

  • Alma-de-Gato

    Piaya cayana Esse animal, parente dos Cucos, é bastante comum na América e no Brasil. Ele se (...)

    Publicado em 30/10/2024

    1067 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Foto tirada no campo de futebol do Colégio São Luís Marista-Recife.

    Publicado em 14/07/2026

    172 visualizações

    0 comentário

  • Seriema

    A seriema (Cariama cristata) é uma de ave de grande porte com ampla distribuição na América do (...)

    Publicado em 19/09/2021

    2015 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo do pinhão manso

    Percevejo-do-pinhão-manso (Pachycoris torridus) com manchas vermelhas em um pé de araçá. (...)

    Publicado em 11/06/2022

    1701 visualizações

    1 comentário

  • Besouros cospe-sangue

    Um casal de besouros cospe-sangue (Timarcha tenebricosa) registrado na beira de uma trilha na (...)

    Publié le 24/07/2024

    1102 vues

    0 commentaire

  • Periquito-da-Caatinga

    Eupsittula cactorum é um psitacídeo com ampla distribuição na região do semi-árido (...)

    Publicado em 15/11/2017

    3220 visualizações

    0 comentário

1 ... 67 68 69 70 71 72 73 74 75 ... 136

Apoie o Portal