... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Seriema

Seriema

Publicado por Aléssio F.

no dia 19/09/2021

219 visualizações

0 comentário

Seriema

Escala do sujeito : não informado

Descrição

A seriema (Cariama cristata) é uma de ave de grande porte com ampla distribuição na América do Sul, com ocorrência registrada na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia. É no Brasil que e espécie apresenta sua maior área de distribuição, ocorrendo na Caatinga, Cerrado, Pantanal e regiões mais abertas de Mata Atlântica da região sul. É uma espécie inconfundível por causa de seu canto estridente, de suas grandes pernas e o seu tamanho, que pode chegar a mais de 90 cm. É uma espécie caminhante e reluta em voar. São boas corredoras, podendo atingir a velocidade de 25 km/h [1].

As seriemas normalmente são visualizadas em pares, mas podem formar grupos de até quatro indivíduos. Apresentam uma dieta generalista. Alimentam-se de vertebrados, como serpentes, lagartos e pequenos mamíferos, e também de uma grande variedade de artrópodes. Na época reprodutiva, as seriemas constroem seus ninhos em árvores baixas. Normalmente a fêmea põe dois ovos por ninhada e tanto o macho como a fêmea alimentam os filhotes.

«Siriema, seriema ou sariema? Qual dos três está certo?» Todos estes nomes populares dados a Cariama cristata estão corretos. Depende da região onde a sa-se-siriema ocorre.

Registro realizado em região de Caatinga no munícipio de Cabaceiras, Paraíba, no dia 5 de setembro de 2021. Duas seriemas foram visualizadas caminhando juntas.

Marcadores do autor

41/41
23/41

Observações

[1Redford, K. H., & Peters, G. (1986). Notes on the biology and song of the red-legged seriema (Cariama cristata). Journal of Field Ornithology, 261-269.

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal