A seriema (Cariama cristata) é uma de ave de grande porte com ampla distribuição na América do Sul, com ocorrência registrada na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia. É no Brasil que e espécie apresenta sua maior área de distribuição, ocorrendo na Caatinga, Cerrado, Pantanal e regiões mais abertas de Mata Atlântica da região sul. É uma espécie inconfundível por causa de seu canto estridente, de suas grandes pernas e o seu tamanho, que pode chegar a mais de 90 cm. É uma espécie caminhante e reluta em voar. São boas corredoras, podendo atingir a velocidade de 25 km/h [1].
As seriemas normalmente são visualizadas em pares, mas podem formar grupos de até quatro indivíduos. Apresentam uma dieta generalista. Alimentam-se de vertebrados, como serpentes, lagartos e pequenos mamíferos, e também de uma grande variedade de artrópodes. Na época reprodutiva, as seriemas constroem seus ninhos em árvores baixas. Normalmente a fêmea põe dois ovos por ninhada e tanto o macho como a fêmea alimentam os filhotes.
«Siriema, seriema ou sariema? Qual dos três está certo?» Todos estes nomes populares dados a Cariama cristata estão corretos. Depende da região onde a sa-se-siriema ocorre.
Registro realizado em região de Caatinga no munícipio de Cabaceiras, Paraíba, no dia 5 de setembro de 2021. Duas seriemas foram visualizadas caminhando juntas.
Comentar