...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

[1] Schiavetti, A., Manz, J., dos Santos, C. Z., Magro, T. C., & Pagani, M. I. (2013). Marine protected areas in Brazil: an ecological approach regarding the large marine ecosystems. Ocean & Coastal Management, 76, 96-104

[2] Maia, L. P., Lacerda, L. D., Monteiro, L. H. U., & Souza, G. M. (2005). Estudo das areas de manguezais do Nordeste do Brasil: avaliação das áreas de maguezais dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco (p. 62). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará

[3] PAIVA, A. C. G., & de ARAÚJO, M. E. (2016). Environmental characterization and spatial distribution of fish fauna in estuaries in the State of Pernambuco, Brazil. TROPICAL OCEANOGRAPHY-ISSN: 1679-3013, 38(1)

[4] Maida, M., & Ferreira, B. P. (1997). Coral reefs of Brazil: an overview. In Proc 8th Int Coral Reef Symp (Vol. 1, p. 263–274). Panama

Contribuições (548)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Batuíra-de-bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é a espécie de ave mgratória mais comum e mais fácil de (...)

    Publicado em 16/11/2025

    621 visualizações

    0 comentário

  • Anelídeo Nereididae

    A família Nereididae é um dos táxons mais diversos e estudados de anelídeos poliquetas marinhos com (...)

    Publicado em 18/02/2024

    1318 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona-do-mar

    Anêmona-do-mar encontrada na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. Esta anêmona estava (...)

    Publicado em 02/06/2026

    265 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-ermitão

    Caranguejo-ermitão carregando sua casa de concha. No substrato é possível ver pequenos pólipos (...)

    Publicado em 04/06/2026

    228 visualizações

    0 comentário

  • Poliqueta Hesionidae

    Pequeno anelídeo poliqueta da Família Hesionidae encontrado na praia de Ponta Verde, Maceió, no (...)

    Publicado em 05/10/2026

    79 visualizações

    0 comentário

  • Petrolisthes armatus

    Caranguejos da espécie Petrolisthes armatus encontrados em uma região de recife de arenito na (...)

    Publicado em 08/10/2025

    802 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-porcelana-listrado

    Pequeno caranguejo porcelanídeo da espécie Petrolisthes galathinus encontrado na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 13/11/2025

    698 visualizações

    0 comentário

  • Camurim

    O camurim é um peixe de grande porte com extensa distribuição geográfica, ocorrendo desde zonas (...)

    Publicado em 16/04/2025

    4121 visualizações

    0 comentário

1 ... 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61

Apoie o Portal