...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Chlorostilbon notatus

    Espécie de beija-flor com ampla distribuição na America do Sul, notadamente na região Nordeste e (...)

    Publicado em 16/12/2018

    1135 visualizações

    0 comentário

  • Dacnis cayana

    Dacnis cayana é uma espécie comum da família Thraupidae com ampla distribuição na America do Sul. É (...)

    Publicado em 16/12/2018

    1263 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Nephila

    Aranha do gênero Nephila. Espécies deste gênero são as maiores aranhas tecedoras e produzem as (...)

    Publicado em 29/11/2018

    1568 visualizações

    0 comentário

  • Caiman latirostris

    Filhote de jacaré de papo-amarelo Caiman latirostris, fotografado na Estação Ecológica do (...)

    Publicado em 29/11/2018

    1094 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo caçador

    O cavalo-do-cão é o nome genérico popular para um grupo de vespas parasitoides (Ordem Hymenoptera, (...)

    Publicado em 20/11/2018

    2224 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-Leão (Neuroptera)

    A formiga-leão é conhecida por suas larvas terem essas mandíbulas e se enterrarem na areia, (...)

    Publicado em 19/11/2018

    5350 visualizações

    0 comentário

  • Sapo cururu

    O sapo cururu (Rhinella jimi) é um anfíbio de grande porte de ocorrência comum e apresenta uma (...)

    Publicado em 13/11/2018

    8448 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vi-do-pequeno

    Myiozetetes similis é um passarinho da família Tyrannidae. Apresenta uma grande distribuição no (...)

    Publicado em 12/11/2018

    1078 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa

    Tropidurus hispidus.

    Publicado em 12/11/2018

    1248 visualizações

    0 comentário

  • Suiriri-cavaleiro

    O suiriri-cavaleiro (Machetornis rixosa) apresenta uma grande distribuição geográfica e é (...)

    Publicado em 12/11/2018

    1165 visualizações

    0 comentário

  • Sagui-de-tufos-brancos

    Callithrix jacchus. Pequeno primata neotropical muito comum no Nordeste do (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1001 visualizações

    0 comentário

  • Pipira-preta fêmea

    Fêmea de Tachyphonus rufus.

    Publicado em 11/11/2018

    986 visualizações

    0 comentário

  • Pipira-preta

    A pipira-preta Tachyphonus rufus apresenta uma grande distribuição no Brasil e é uma espécie comum (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1242 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá

    O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é provavelmente uma das espécies de pássaros mais (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1173 visualizações

    0 comentário

  • Histeridae

    Histeridae é uma família de coleopteras que predam larvas de dípteras e muitas vezes essas larvas (...)

    Publicado em 10/11/2018

    973 visualizações

    0 comentário

1 ... 41 42 43 44 45 46 47 48 49 ... 54

Apoie o Portal