...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (802)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Metachirus nudicaudatus

    Metachirus nudicaudatus é uma espécie de marsupial com ampla distribuição na America do Sul e, no (...)

    Publicado em 07/10/2019

    1749 visualizações

    0 comentário

  • Sagui preguiçoso

    Um sagui bem preguiçoso, buscando uma sombrinha na ponta do Seixas, a região mais oriental do (...)

    Publicado em 04/04/2026

    192 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta preta da listra branca Telchin licus

    Borboleta da espécie Telchin licus encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia Beberibe, no (...)

    Publicado em 02/07/2025

    879 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 26/04/2022

    950 visualizações

    0 comentário

  • Larva de Cerambycidae

    O estagio larval do besouro serra pau é saproxilófago, isto é, nessa fase da vida esses animais se (...)

    Publicado em 17/10/2022

    1549 visualizações

    0 comentário

  • Iguana iguana

    Lagarto arborícola e herbívoro com grande distribuição geográfica na América do Sul. Uma das (...)

    Publicado em 26/09/2018

    1349 visualizações

    0 comentário

  • Ptericoptus acuminatus

    Esse Cerambicídeo ocorre em Floresta atlântica com registro para o Nordeste brasileiro, no (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1245 visualizações

    0 comentário

  • Cassidinae preto

    Um pequeno besouro todo preto, provavelmente do grupo das joaninhas, registrado no Parque (...)

    Publicado em 12/05/2022

    6047 visualizações

    0 comentário

  • Anu-preto

    O Anu-preto (Crotophaga ani), também chamado anum-preto, é uma ave da família Cuculidae (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1073 visualizações

    0 comentário

1 ... 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 90

Apoie o Portal