...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (831)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Achlyodes busirus

    Borboleta da espécie Achlyodes busirus encontrada em uma porção de Mata Atlântica da APA (...)

    Publicado em 10/05/2023

    1135 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta verde e laranja

    Lagarta verde com cerdas laranjas registradas na borda de um remanescente de Brejo de Altitude (...)

    Publicado em 19/07/2022

    3105 visualizações

    0 comentário

  • Saira-pintor (Tangara fastuosa)

    Publicado em 13/08/2018

    1041 visualizações

    0 comentário

  • Chironius flavolineatus

    Serpente da espécie Chironius flavolineatus (Família Colubridae) registrada na beira de uma (...)

    Publicado em 11/06/2023

    4334 visualizações

    0 comentário

  • Ferreirinho relógio

    Ferreirinho relógio é uma espécie bem pequena dificultando a visualização. Tem um canto muito (...)

    Publicado em 15/06/2026

    213 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Sceloenopla

    Besouro do gênero Sceloenopla (Chrysomelidae, Coleoptera) encontrado na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 13/10/2022

    1289 visualizações

    0 comentário

  • Vespa

    Essa vespa eu consegui fotografar bem de perto sem ela se assustar. Foi um momento interessante (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1420 visualizações

    4 comentários

  • Scinax eurydice

    Scinax eurydice é uma espécie de perereca endêmica da Mata Atlântica, ocorrendo desde o estado do (...)

    Publicado em 16/06/2022

    1354 visualizações

    0 comentário

  • Vespinha parasitoide

    Pequena vespa parasitóide registrada no dia 26 de dezembro de 2022 na borda de uma porção de Mata (...)

    Publicado em 31/12/2022

    1183 visualizações

    0 comentário

1 ... 33 34 35 36 37 38 39 40 41 ... 93

Apoie o Portal