...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Coprophanaeus punctatus

    O gênero Coprophanaeus possui 28 espécies no Brasil. A espécie C. punctatus é necrófaga e habita a (...)

    Publicado em 28/04/2019

    1270 visualizações

    0 comentário

  • Ninfa de Percevejo

    Registrado em área de caatinga, Petrolina, Povoado do Capim, Serra do Capim.

    Publicado em 02/04/2021

    1297 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Vespa

    Publicado em 19/05/2025

    1418 visualizações

    0 comentário

  • Ecdise de cigarra

    Uma característica importante dos insetos é o seu exoesqueleto cuticular. Em intervalos, durante (...)

    Publicado em 09/12/2019

    3618 visualizações

    0 comentário

  • Eurema albula

    Borboleta da espécie Eurema albula registrada na APA Aldeia Beberibe, Pernambuco, no dia 10 de (...)

    Publicado em 16/07/2021

    1226 visualizações

    0 comentário

  • Gesta gesta

    Pequena borboleta da espécie Gesta gesta registrada em área de Caatinga na zona rural do (...)

    Publicado em 23/12/2023

    1087 visualizações

    0 comentário

  • Besouro gorgulho (Cydianerus sp.)

    Bom dia! Besouro fotografado em meu quintal, em Ribeirão Preto SP. Abraços a todos! (...)

    Publicado em 04/11/2021

    2214 visualizações

    2 comentários

  • Aranha Tarântula

    Aranha encontrada em tronco na região da caatinga, Petrolina, Povoado do Capim, Serra do (...)

    Publicado em 01/04/2021

    980 visualizações

    0 comentário

  • Porcellana platycheles

    Este pequeno caranguejo é uma das espécies mais comuns e abundantes das zonas entre marés de (...)

    Publié le 03/08/2024

    891 vues

    0 commentaire

  • Pyrgus orcus

    Pequena borboleta macho da espécie Pyrgus orcus registrada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia (...)

    Publicado em 19/10/2022

    1288 visualizações

    0 comentário

  • Acasalamento

    Uma pesquisa japonesa descobriu que as borboletas fêmeas desenvolveram um mecanismo para evitar (...)

    Publicado em 11/12/2019

    986 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha Acraephia

    A cigarrinha preta é um hemíptero da Família Fulgoridae. Existem poucas informações e dados (...)

    Publicado em 09/10/2019

    2563 visualizações

    1 comentário

  • Mosquinha Asilidae

    Mosquinha Asilidae registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 1 de janeiro de 2022. Foi uma das (...)

    Publicado em 02/01/2023

    1199 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta zebra

    Borboleta zebra é uma espécie que ocorre em quase todo o Brasil. Geralmente é encontrada nos (...)

    Publicado em 27/04/2024

    1092 visualizações

    0 comentário

  • Besouro tartaruga (Chrysomelidae)

    Esse é um besouro (ordem Coleoptera) pertencente a família Chysomelidae, subfamília Cassidinae (...)

    Publicado em 01/04/2021

    1937 visualizações

    0 comentário

1 ... 51 52 53 54 55 56 57 58 59 ... 65

Apoie o Portal