...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagarta do jasmim manga

    Lagarta de mariposa da espécie Pseudosphinx tetrio [1].

    Publicado em 03/02/2021

    9943 visualizações

    0 comentário

  • Mechanitis lysimnia nesaea

    Borboleta encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia Beberibe no dia 30 de outubro de (...)

    Publicado em 07/11/2022

    1068 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 26/04/2022

    949 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Registrada na sede da Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 22/04/2022

    876 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa registrada dentro de uma residência na área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco (...)

    Publicado em 04/06/2020

    1004 visualizações

    0 comentário

  • Libytheana sp.

    Casal de borboletas Nymphalidae (Libytheana sp.) registrado as margens do rio Pajeú, Fazenda (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1051 visualizações

    0 comentário

  • Athyreus sp.

    A família Geotrupidae possui 68 gêneros e 620 espécies em todo o mundo, destes número de gêneros (...)

    Publicado em 30/03/2019

    1189 visualizações

    1 comentário

  • Strongylium haemorrhoidale

    Esse besouro é um Tenebrionidae com cerca de 147 gêneros e 1.234 espécies no Brasil [1]. Os (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1663 visualizações

    0 comentário

  • Galathea strigosa

    Galathea strigosa é uma espécie de crustáceo decapoda do grupo dos Anomura. É uma espécie (...)

    Publicado em 01/08/2024

    954 visualizações

    0 comentário

  • Besouro de manchas amarelas

    Besouro-serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe no dia 27 (...)

    Publicado em 02/07/2023

    6498 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa-vespa

    Registro realizado em Aldeia, Camaragibe, como uma lente macro para smartphone. Esta mariposa (...)

    Publicado em 12/04/2019

    1610 visualizações

    0 comentário

  • Guaiamum

    Foto do Guaiamum tirada na base de Porto de Pedras do ICMBio/APACC

    Publicado em 27/07/2023

    1081 visualizações

    1 comentário

  • Cracas

    Colônia de cracas do gênero Chthamalus. Cracas são crustáceos sésseis altamente modificados da (...)

    Publicado em 20/07/2019

    7644 visualizações

    1 comentário

  • O besouro e o dente de alho

    Opa, olha eu novamente, dessa fez resgatei esse kkkk. Coloquei esse alho pra servir de (...)

    Publicado em 21/02/2024

    1033 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa

    Mariposa Syngamia florella, encontrada em residência na Cidade de Cruzeiro-SP, no dia 4 de maio (...)

    Publicado em 24/04/2023

    976 visualizações

    0 comentário

1 ... 46 47 48 49 50 51 52 53 54 ... 65

Apoie o Portal