... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Larva de besouro-tigre

Larva de besouro-tigre

Publicado por Aléssio F.

no dia 29/05/2023

239 visualizações

0 comentário

Larva de besouro tigre

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Larva de besouro-tigre registrada na APA Aldeia-Beberibe. Normalmente estas larvas não são vistas fora de seus tuneis subterrâneos. As fêmeas adultas de besouros-tigre depositam um ovo em um pequeno orifício em região de solo úmido. Assim que eclode do ovo, a larva se torna esclerotizada e começa a cavar um túnel vertical no solo com a ajuda de suas fortes mandíbulas e usa sua cabeça como uma pá para transportar o solo até a superfície. A larva repete este procedimento para ampliar o túnel após cada muda.

As larvas, como os adultos de besouro-tigre, são predadores e se alimentam de outros insetos. As larvas ficam a espreita de qualquer presa que se aproximar da abertura do seu túnel. Para facilitar o movimento de retração do corpo dentro do túnel, a larva possui ganchos dorsais no quinto tergito abdominal que servem para ancorar a larva durante lutas com presas grandes ou fortes e produzem uma bolsa no fundo da toca em que se encaixam com segurança [1].

Para capturar uma larva de besouro-tigre, é só enfiar um talo fino de capim na sua toca e esperar um pouco. A larva, incomodada com o objeto estranho na sua toca, tentará remover o talo com a sua mandíbula. Após poucos segundos, é só puxar o talo que a larva vem junto.

Marcadores do autor

95/95
30/95
2/95

Observações

[1Pearson, D. L. (1988). Biology of tiger beetles. Annual Review of Entomology, 33(1), 123-147.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal