Larva de besouro-tigre registrada na APA Aldeia-Beberibe. Normalmente estas larvas não são vistas fora de seus tuneis subterrâneos. As fêmeas adultas de besouros-tigre depositam um ovo em um pequeno orifício em região de solo úmido. Assim que eclode do ovo, a larva se torna esclerotizada e começa a cavar um túnel vertical no solo com a ajuda de suas fortes mandíbulas e usa sua cabeça como uma pá para transportar o solo até a superfície. A larva repete este procedimento para ampliar o túnel após cada muda.
As larvas, como os adultos de besouro-tigre, são predadores e se alimentam de outros insetos. As larvas ficam a espreita de qualquer presa que se aproximar da abertura do seu túnel. Para facilitar o movimento de retração do corpo dentro do túnel, a larva possui ganchos dorsais no quinto tergito abdominal que servem para ancorar a larva durante lutas com presas grandes ou fortes e produzem uma bolsa no fundo da toca em que se encaixam com segurança [1].
Para capturar uma larva de besouro-tigre, é só enfiar um talo fino de capim na sua toca e esperar um pouco. A larva, incomodada com o objeto estranho na sua toca, tentará remover o talo com a sua mandíbula. Após poucos segundos, é só puxar o talo que a larva vem junto.
Comentar