...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Larva da Borboleta Zebra

    Uma larva da Borboleta Zebra (Colobura dirce). Câmera: Nikon Coolpix L820. Data: (...)

    Publicado em 20/03/2025

    867 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-mandíbula-longa

    Se alimentam de moscas, mosquitos, pequenas mariposas, besouros, pulgões. Essa aranha foi (...)

    Publicado em 19/03/2025

    991 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-dos-jardins

    Essa é Do Carmo, uma aranha-dos-jardins que resolveu dividir o aluguel da casa (sem contribuir) (...)

    Publicado em 18/03/2025

    1282 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto da listra verde

    Um pequeno e esbelto gafanhoto encontrado na borda de uma mata na Área de Proteção Ambiental (...)

    Publicado em 17/03/2025

    954 visualizações

    5 comentários

  • Aranha-dos-jardins

    Essa espécie reside em ambientes áridos normalmente em prados, jardins e áreas florestadas. Essa (...)

    Publicado em 17/03/2025

    1146 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo

    Esses animais possuem 10 patas, sendo o primeiro par dotado de pinças. E a pata do caranguejo (...)

    Publicado em 17/03/2025

    3074 visualizações

    0 comentário

  • Aranha saltadora preta

    Aranha saltadora curiosa, olhando para o próprio reflexo na lente da camera. Belos cílios, hein? (...)

    Publicado em 16/03/2025

    1538 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo-chié

    Esse diminuto macho de caranguejo-chié, do gênero Leptuca spp, vive nos bancos de areia e lama na (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1035 visualizações

    0 comentário

  • Aranha do corpo fino

    Uma aranha gladiadora registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, no dia (...)

    Publicado em 15/03/2025

    1415 visualizações

    0 comentário

1 ... 18 19 20 21 22 23 24 25 26 ... 107

Apoie o Portal