...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Vespa da areia

Vespa da areia

Publicado por Aléssio F.

no dia 31/03/2025

2331 visualizações

0 comentário

Vespa da areia

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Uma vespa da areia encontrada no jardim de uma casa em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 30 de março de 2025. O seu nome popular remete ao comportamento da espécie de cavar buracos na areia os quais servem de ninho para suas larvas. A espécie Stictia signata, representada na foto, é uma das maiores do gênero. Apresenta uma grande distribuição geográfica, ocorrendo desde o sul dos Estados Unidos até a região sudeste do Brasil. Além de vespa da areia, também é conhecida como vespa cavadora, vespa policial e vespa guarda-cavalo. Este último nome é dado por ficar próximo de cavalos, capturando moscas de várias espécies diferentes que são utilizadas para alimentar as larvas.

Os buracos construídos na areia na verdade são tuneis estreitos que podem medir até 60 cm de comprimento. A parte final do túnel é virada para cima e termina em uma camara onde a larva permanece protegida. A maior parte de atividade de escavação de tuneis ocorre de manhã. Tipicamente a fêmea de Stictia signata captura e deposita até 9 moscas por dia, dependendo do tamanho da larva. Cada fêmea só se ocupa de um único ninho por estação reprodutiva [1].

Marcadores do autor

156/156
30/156

Observações

[1Post, D. C. (1981). Observations on female nesting and male behavior of Stictia signata (Hymenoptera: Sphecidae) in Brazil. Revista de Biología Tropical, 29(1), 105-113.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal