...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Lobopodia

Lobopodia

Lobopodia é um grupo informal de animais vermiformes com patas (Onychophora e muitos fósseis) [1]. Dentro de Panarthropoda, Lobopodia é um clado hipotético que reúne Arthropoda e Onychophora. Este clado é confirmado por dados moleculares [2] e apresentado, de forma aparentemente consensual, nos compêndios atuais mais importantes sobre as relações filogenéticas de metazoários, apesar do nome «Lobopodia» não aparecer com muita frequência.

Em alguns trabalhos, o termo Lobopodia é utilizado para delimitar o grupo hipotético formado por Onychophora e Tardigrada. O grupo em foco formado por Arthropoda e Onychophora seria chamado de Antennopoda [3]. Em busca de um maior consenso, Ortega-Hernández (2016) [4] propõe a utilização de Arthropoda para delimitar Onychophora + Euarthropoda. Esta confusão de nomes deverá ser resolvida muito em breve, graças aos grandes avanços da genética molecular e também de descobertas de novos fósseis.

Os lobópodes (ou lobopódios) eram animais marinhos do Paleozoico e frequentemente encontrados em registros fósseis do Cambriano (508-520 milhões de anos atrás), notadamente no Folhelho Burgess, no Canadá, e em Chengjang, na China. A principal característica compartilhada entre as mais de 30 diferentes espécies conhecidas de lobópodes é a presença de apêndices segmentados pares em posição ventrolatéral ao longo de corpos tubulares recobertos por uma fina cutícula [5]. Muitas espécies de lobópodes possuíam uma armadura dorsal constituída de conjuntos de pequenos espinhos. Uma das espécies fósseis mais conhecidas é Hallucigenia sparsa.

Contribuições (962)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagartas

    Lagartas encontradas na APA Aldeia Beberibe, no dia 14 de agosto de 2022. Espécie ainda não (...)

    Publicado em 29/08/2022

    1209 visualizações

    0 comentário

  • Formiga gigante

    Formiga gigante da espécie Dinoponera quadriceps encontrada em uma trilha no meio da Caatinga, (...)

    Publicado em 12/05/2025

    5625 visualizações

    1 comentário

  • Mamangava

    Xylocopa frontalis é uma grande espécie de abelha solitária muito comum no Brasil apresentando uma (...)

    Publicado em 26/09/2020

    24516 visualizações

    2 comentários

  • Libélula

    As libélulas (Ordem Odonata) são um dos grupos de insetos alados mais antigos. As primeiras (...)

    Publicado em 19/12/2019

    3046 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-deus

    Inseto da ordem Mantodea, conhecido como louva-a-deus. Devido ao mimetismo passam (...)

    Publicado em 10/12/2019

    1096 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Syngamia florella

    Mariposa registrada na área urbana da cidade de Abreu e Lima - PE. Foto do dia (...)

    Publicado em 24/05/2020

    2782 visualizações

    7 comentários

  • Caranguejo eremita

    Caranguejo do gênero Clibanarius (Paguroidea) da família Diogenidae. Como outros membros daquela (...)

    Publicado em 13/01/2024

    3136 visualizações

    3 comentários

  • Ecdise de siri

    Para crescer, os artrópodes precisam primeiro soltar as conexões entre os seus tecidos vivos e as (...)

    Publicado em 11/11/2025

    670 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Besouro da família Passalidae fotografado dentro da galeria em um tronco em decomposição no solo (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1091 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo verde

    Percevejo flagrado dentro do banheiro, provavelmente atraído pela luz. Trata-se provavelmente de (...)

    Publicado em 01/06/2020

    7680 visualizações

    3 comentários

  • Lagarta interessante

    Encontrei essa lagarta caminhando pelo chão, indo em direção à grama. Suas cores, além dessa (...)

    Publicado em 05/04/2024

    1656 visualizações

    2 comentários

  • Disaulax hirsuticornis

    Besouro da espécie Disaulax hirsuticornis (Cerambycidae, Rhopalophorini) registrado em um (...)

    Publicado em 23/03/2021

    1375 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Tropidacris sp.

    Um grande gafanhoto do gênero Tropidacris (Insecta, Orthoptera) fotografado no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 11/11/2017

    1441 visualizações

    0 comentário

  • Aranha camuflada

    Aranha registrada dentro de um tronco em decomposição no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 04/01/2022

    982 visualizações

    0 comentário

  • Abelha Halictidae

    Pequena abelha Halictidae, provavelmente do gênero Lasioglossum, visitando uma flor em um parque (...)

    Publié le 20/08/2024

    1331 vues

    0 commentaire

1 ... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ... 65

Apoie o Portal