...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Ecdysozoa

Ecdysozoa

Ecdysozoa é o grupo filogenético mais diverso do Reino Animal, com mais de 1 milhão de espécies descritas, com uma estimativa de 4,5 milhões de espécies vivas. É composto por animais tão diferentes como a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a aranha caranguejeira, representantes dos Filos Nematoda e Arthropoda, respectivamente. Além destes dois Filos, Ecdysozoa é formado por outros seis, entre os quais Priapulida, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha, Tartigrada e Onychophora [1]. O grupo Ecdysozoa foi originalmente proposto através de analises de sequências específicas de RNA ribossomal para desvendar as relações evolutivas dos artrópodes com outros grupos de invertebrados [2].

Diante de tamanha diversidade, é muito difícil encontrar caracteres morfológicos compartilhados entre tantos grupos. O nome Ecdysozoa reflete a capacidade dos membros do grupo de realizarem ecdise   durante pelo menos parte de seus ciclos de vida. A ecdise   é o processo de muda, o qual implica na eliminação da antiga cutícula que recobre o corpo e a produção de uma nova. O processo de muda é controlado por um conjunto de hormônios ecdiesteróides. Além dos caracteres relacionados à ecdise  , existem evidências de que a boca, em posição terminal, seja uma condição do último ancestral comum do grupo [3]. Este animal ancestral provavelmente tinha a aparência de um verme anelado com probóscide [4] e teria surgido no ambiente marinho ainda durante o período Ediacarano, entre 587-543 milhões de anos atrás [5].

Entre os períodos Cambriano e Devoniano, as diferentes linhagens de ecdisozoários colonizaram de forma independente o ambiente terrestre e ambientes de água doce. Os artrópodes, notadamente os insetos, devem ter colonizado o ambiente terrestre quase de forma simultanea com as plantas terrestres.

Atualmente os ecdisozoários podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, das profundezas abissais até os desertos mais áridos. Suas cutículas de três camadas lhes forneceu propriedades físicas, evitando a dissecação e fornecendo suporte mecânico, assegurando também proteção contra predadores e hospedeiros, no caso das espécies parasitas.

Filogenia de Ecdysozoa

Contribuições (963)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marimbondo caçador

    O cavalo-do-cão é o nome genérico popular para um grupo de vespas parasitoides (Ordem Hymenoptera, (...)

    Publicado em 20/11/2018

    2222 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Os passalidae são besouros subsociais, apresentam cuidado parental e comunicação com (...)

    Publicado em 26/04/2020

    4941 visualizações

    2 comentários

  • Falsa-barata-do-coqueiro

    Pequeno escaravelho vermelho que achei no quintal de casa. Batizei ele de Josué e tô tentando (...)

    Publicado em 08/10/2020

    11868 visualizações

    5 comentários

  • Aranha caranguejeira

    Foto mostrando os detalhes frontais da região da «cabeça» (prossomo) de uma aranha caranguejeira do (...)

    Publicado em 05/05/2022

    5001 visualizações

    0 comentário

  • Piolho de cobra

    Encontrado na minha casa no meu quarto que fica em Chã de Cruz, em Aldeia.

    Publicado em 23/05/2023

    7266 visualizações

    0 comentário

  • Frieseomelitta doederleini

    Frieseomelitta doederleini é uma pequena espécie de abelha sem ferrão endêmica da Caatinga. É (...)

    Publicado em 24/04/2022

    2608 visualizações

    2 comentários

  • Heliconius erato

    Heliconius erato é uma das espécies de borboletas mais comuns e abundantes de ambientes de (...)

    Publicado em 23/10/2025

    835 visualizações

    0 comentário

  • Aranha tarântula

    Fotografada em toca embaixo do tronco em decomposição. Registro da Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 20/01/2022

    822 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-Deus (Phasmidea)

    Esta espécie costuma ser atraída pelas luzes noturnas das residências rurais durante o período (...)

    Publicado em 29/05/2020

    978 visualizações

    0 comentário

  • Louva-a-Deus (Mantodea)

    Louva-a-Deus na inflorescência de uma Saboneteira (Sapindus saponaria). Ecossistema: Caatinga, (...)

    Publicado em 29/05/2020

    999 visualizações

    0 comentário

  • Ninfas de Chromacris speciosa

    Chromacris speciosa é uma espécie de gafanhoto amplamente distribuída no Brasil. É conhecida (...)

    Publicado em 26/11/2017

    8992 visualizações

    0 comentário

  • Pachylis

    Percevejo do gênero Pachylis, um provável Pachylis laticornis encontrado em Bom Jardim, (...)

    Publicado em 27/03/2023

    1421 visualizações

    0 comentário

  • Quadrus cerialis

    Borboleta da espécie Quadrus cerialis registrada na APA Aldeia Beberibe, no dia 31 de dezembro (...)

    Publicado em 03/01/2021

    1306 visualizações

    0 comentário

  • Pachystopelma rufonigrum

    Publicado em 11/11/2017

    1002 visualizações

    0 comentário

  • Ascia monuste

    Ascia monuste é uma espécie de borboleta da família Pieridae com ampla distribuição, ocorrendo (...)

    Publicado em 14/05/2020

    2452 visualizações

    1 comentário

1 ... 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ... 65

Apoie o Portal