...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2054)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta-pavão-branco

    A espécie Anartia jatrophae é uma borboleta encontrada nas Américas. A bonita estava próxima a (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1442 visualizações

    0 comentário

  • Tropidurus hispidus

    No estilo sol me possua, temos aqui uma lagartixa, lagartixa preta, lagartixa de pedra, (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1142 visualizações

    0 comentário

  • Cigarra

    Conhecida também como cegarregão, é um inseto da família dos Cicadídeos. Eu tive a oportunidade de (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1155 visualizações

    0 comentário

  • Gralha-cancã

    Encontrei essa belezinha durante a trilha para o Poço do diabo (tá repreendido) em Lençóis/BA, (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1381 visualizações

    2 comentários

  • Abelha

    Sim, meu povo! Isso é uma abelha abelhuda! Eulaema é um gênero das grandes abelhas euglossinas. (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1196 visualizações

    1 comentário

  • Hamadryas februa

    Eu acredito que seja uma Hamadryas februa, porque encontrei uma igual na página do Aléssio, então (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1265 visualizações

    1 comentário

  • Néfila

    Volteeeeei! E voltei já trazendo novidades! Uma das fotos de hoje é da aranha-do-fio-dourado, ou (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1124 visualizações

    0 comentário

  • Vespa caribenha

    Vespa da espécie Dielis dorsata observada visitando pequenas flores em uma área de restinga na (...)

    Publicado em 30/04/2025

    1498 visualizações

    1 comentário

  • Rolinha picuí

    A rolinha-picuí é uma pequena representante do grupo de aves Columbiformes. No Brasil apresenta (...)

    Publicado em 30/04/2025

    1610 visualizações

    1 comentário

  • Mithrax hispidus

    Um belo caranguejo vermelho da espécie Mithrax hispidus encontrado em ambiente de recifes de (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1400 visualizações

    2 comentários

  • Ovos de Bursatella

    Os ovos de Bursatella spp, conhecida como lebre-do-mar ou tinteira, são postos em cordões (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1356 visualizações

    0 comentário

  • Bursatella

    A lebre-do-mar Bursatella spp é uma espécie de molusco gastropoda que vive em águas rasas e dentro (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1060 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinocerante

    Segundo cientistas que estudam besouros, espécies do gênero Megasoma são relativamente raras e (...)

    Publicado em 28/04/2025

    1304 visualizações

    0 comentário

  • Garça pescando

    Uma pequena garça Egretta thula fazendo um lanchinho matinal na praia do Paiva, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2025

    903 visualizações

    1 comentário

  • Esponja azul do Atlântico

    Conjunto de esponjas encontrado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 8 de janeiro de (...)

    Publicado em 28/04/2025

    1454 visualizações

    1 comentário

  • Cracas

    Cracas (Lepas anatifera) fotografadas na Praia de Tamandaré, no litoral sul de (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1183 visualizações

    0 comentário

  • Tangara palmarum

    Um sanhaço-do-coqueiro observado no parque Sítio da Trindade, em Recife, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1219 visualizações

    1 comentário

  • Peixes recifais

    Há muitas espécies de peixes recifais na APA Costa dos Corais e podem ser vistos nas piscinas (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1044 visualizações

    0 comentário

  • Cocoroca

    Haemulon atlanticus é uma das espécies do gênero Haemulon, abundante no Oceano Atlântico. É (...)

    Publicado em 27/04/2025

    2325 visualizações

    2 comentários

  • Canário da terra

    O canário-da-terra é um passarinho muito comum e abundante em todo o Brasil. Apresenta uma grande (...)

    Publicado em 27/04/2025

    2018 visualizações

    2 comentários

  • Ouriço-do-mar preto

    O ouriço-do-mar preto (Echinometra lucunter) é uma espécie de equinodermata bem comum no litoral (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1305 visualizações

    0 comentário

  • Alevinos

    Alevinos é o nome dado para os peixes recém-nascidos, recém eclodido dos ovos. Pode passar (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1013 visualizações

    0 comentário

  • Budião-brasileiro

    O budião brasileiro (Halichoeres brasiliensis) é uma espécie de peixe recifal bem comum no nosso (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1293 visualizações

    0 comentário

  • Esponja Haliclona

    Mais uma esponja das dezenas de espécies existentes na APA Costa dos Corais. Pode ser uma (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1042 visualizações

    0 comentário

  • Corujinha caburé

    O caburé (Glaudidium braslianum) é uma das menores corujas do Brasil. Apresenta uma grande (...)

    Publicado em 26/04/2025

    1184 visualizações

    1 comentário

  • Coral-cérebro

    Detalhe de uma colônia de coral-cérebro, Mussismilia hispida, numa piscina natural de 2 metros de (...)

    Publicado em 26/04/2025

    1239 visualizações

    0 comentário

  • Pólipos de Montastraea cavernosa

    Esta foto mostra, em detalhes, um conjunto de pólipos de uma grande colônia de coral da espécie (...)

    Publicado em 25/04/2025

    1328 visualizações

    1 comentário

  • Mithraculus forceps

    Mithraculus forceps é uma espécie de caranguejo-aranha comum e abundante em recifes de coral em (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1398 visualizações

    1 comentário

  • Gavião antenado

    Um gavião-carijó descansando e observando a paisagem urbana nas primeiras horas do dia. O (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1045 visualizações

    1 comentário

  • Mariposinha do gramado

    Apenas olhares atentos e pacientes são capazes de perceber os deslocamentos rápidos dessas (...)

    Publicado em 23/04/2025

    1183 visualizações

    1 comentário

1 ... 14 15 16 17 18 19 20 21 22 ... 69

Apoie o Portal