...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2045)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Sagui de Tufo Branco

    Um curioso Sagui de Tufo Branco (Callithrix jacchus) avistado no ICB da Universidade de (...)

    Publicado em 14/05/2025

    1296 visualizações

    1 comentário

  • Formiga dispersora de sementes

    Dinoponera quadriceps é uma espécie de formiga gigante que desempenha um papel fundamental na (...)

    Publicado em 28/04/2023

    2402 visualizações

    0 comentário

  • Besouro perto de um pente

    Opa pessoal, esse besouro caiu de um lugar bem alto na minha frente, não sei como ele não morreu. (...)

    Publicado em 20/02/2024

    1328 visualizações

    3 comentários

  • Carcará

    Essa foto foi tirada no Pontal de Maragogi, onde tem um estuário que desemboca na praia. Tinhas (...)

    Publicado em 07/10/2025

    814 visualizações

    0 comentário

  • Suiriri (Tyrannus melancholicus)

    Registro feito em Janeiro de 2025 ,observação de aves em Porto de Galinhas.

    Publicado em 23/01/2026

    315 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-Pau

    Bicho-Pau

    Publicado em 23/11/2017

    1235 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha habitando casca de tronco na reserva Serra dos Cavalos, em Caruaru, (...)

    Publicado em 02/05/2022

    1002 visualizações

    0 comentário

  • Epicrates cenchria assisi

    Publicado em 10/11/2017

    1141 visualizações

    0 comentário

  • Capivaras

    Dia 14 de setembro é o Dia Internacional da Capivara, maior roedor em linha reta do mundo! (...)

    Publicado em 14/09/2026

    108 visualizações

    0 comentário

1 ... 218 219 220 221 222 223 224 225 226 ... 228

Apoie o Portal