...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2051)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Himantopus melanurus

    Himantopus melanurus é uma espécie de ave limícola da América do Sul. Para olhares desatentos, pode (...)

    Publicado em 05/10/2019

    1315 visualizações

    0 comentário

  • Dendropsophus oliveirai

    Dendropsophus oliveirai é uma pequena espécie de perereca endêmica da região centro-nordeste da (...)

    Publicado em 23/02/2022

    2204 visualizações

    0 comentário

  • Guajá

    Jovem de Caranguejo-Cofre ou guajá (Calappa spp) O Guajá é um caranguejo da família dos (...)

    Publicado em 30/11/2023

    1324 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius zikani

    Besouro rola-bosta do gênero Dichotomius registrado em remanescentes relictuais de Floresta (...)

    Publicado em 24/07/2025

    985 visualizações

    0 comentário

  • Murucututu

    Coruja murucututu registrada no bairro de Casa Forte, Recife, no dia 3 de janeiro de 2026. A (...)

    Publicado em 04/01/2026

    665 visualizações

    0 comentário

  • Odonata

    Esta espécie de Libélula costuma ser abundante próximo as margens do rio Pajeú, na Fazenda Folha (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1008 visualizações

    0 comentário

  • Amplexo de Dendropsophus elegans

    Um amplexo de perereca-de-moldura para comemorar o dia dos namorados. Este abraço da espécie (...)

    Publicado em 12/06/2022

    2140 visualizações

    0 comentário

  • Cigarra

    As cigarras (Hemiptera: Cicadoidea) são geralmente grandes insetos voadores e reconhecidos pelo (...)

    Publicado em 22/01/2019

    1416 visualizações

    0 comentário

  • Lycorea halia discreta

    Borboleta da espécie Lycorea halia discreta encontrada em região de borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 05/09/2022

    1237 visualizações

    0 comentário

1 ... 207 208 209 210 211 212 213 214 215 ... 228

Apoie o Portal