Dendropsophus oliveirai é uma pequena espécie de perereca endêmica da região centro-nordeste da Mata Atlântica no Brasil. Ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, estando presente em vários brejos de altitude da Paraíba e de Pernambuco. Pode ser encontrada em ambientes de borda de mata próximo a poças temporárias e lagos permanentes. Estudos recentes mostram que as populações de Dendropsophus oliveirai encontradas em brejos de altitude e encontradas em matas de terras baixas apresentam pouca diferenciação genética [1].
A espécie foi descrita originalmente em 1963 [2] como pertencendo ao gênero Hyla, relacionada estreitamente com a espécie Hyla decipiens. Foi finalmente colocada no gênero Dendropsophus em 2005 em um grande esforço de revisão da familia Hylidae [3]. Dendropsophus oliveirai possui uma listra amarelada ininterrupta bem distinta, que parte da região inguinal, presente na região dorso lateral do corpo, passando por cima dos olhos e unindo-se na ponta da cabeça [4]. Seu nome popular em inglês é xeric treefrog («perereca de áreas secas», numa tradução livre). Mas bem que poderíamos chamá-la de perereca da listra amarela.
Este belo indivíduo foi registrado em uma bromélia terrestre localizada em um afloramento rochoso na beira de um açude da Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.
Comentar