...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2053)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Thamnodynastes pallidus

    Thamnodynastes pallidus é uma serpente da família Dipsadidae com dentição de tipo opistóglifa. É (...)

    Publicado em 13/07/2023

    2608 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-dos-jardins

    Essa é Do Carmo, uma aranha-dos-jardins que resolveu dividir o aluguel da casa (sem contribuir) (...)

    Publicado em 18/03/2025

    1452 visualizações

    0 comentário

  • Tunicado Phallusia mammillata

    Phallusia mammillata é uma das maiores e mais abundantes espécies de ascídia (Urochordata) do (...)

    Publicado em 20/02/2024

    1039 visualizações

    0 comentário

  • Ratão do banhado

    Ratão do banhado, Myocastor coypus, na cidade de Higashi-Hiroshima, Japão. A espécie foi levada da (...)

    Publicado em 09/11/2017

    1457 visualizações

    0 comentário

  • Um, Uma...( ) ?

    Hoje aqui comendo folhas no pé de caju. Zona Oeste do Recife. Foto 1.

    Publicado em 08/06/2020

    1225 visualizações

    1 comentário

  • Hippocampus ramulosus

    Hippocampus ramulosus é uma espécie de cavalo-marinho com ampla distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publicado em 29/04/2024

    1190 visualizações

    1 comentário

  • Verme achatado (Planária)

    Planária terrestre em atividade noturna na Mata Atlântica, esse grupo é encontrado em locais (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1396 visualizações

    0 comentário

  • Sieboldius sp

    Libélula (provávelmente gênero Sieboldius) na ilha de Honshu; Hiroshima. Em tempos antigos o Japão (...)

    Publicado em 10/12/2018

    778 visualizações

    0 comentário

  • Anemonia viridis

    Anemona da espécie Anemonia viridis registrada na praia do Moinho Branco, em Brest, no dia 12 de (...)

    Publicado em 30/04/2024

    998 visualizações

    0 comentário

1 ... 204 205 206 207 208 209 210 211 212 ... 229

Apoie o Portal