... de Pernambuco, do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mídias
  2. Hippocampus ramulosus

Hippocampus ramulosus

Publicado por Aléssio F.

no dia 29/04/2024

20 visualizações

1 comentário

Hippocampus ramulosus

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Hippocampus ramulosus é uma espécie de cavalo-marinho com ampla distribuição geográfica, ocorrendo em ambientes costeiros atlânticos da Europa, no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro. Sua presença está fortemente relacionada com campos de algas marinhas, particularmente da espécie Zostera marina, onde encontra abrigo e onde realiza a maior parte e suas atividades de vida. Como outras espécies de cavalos-marinhos, Hippocampus ramulosus é uma espécie de peixe com reduzida capacidade de deslocamento, nadando verticalmente com a ajuda se sua nadadeira dorsal. Sua cauda preênsil é utilizada para se agarrar às algas, principalmente durante marés altas.

Os cavalos-marinhos são animais surpreendentes, não só pela forma peculiar do corpo, mas principalmente por causa de seus comportamentos sexuais. Durante o período reprodutivo, que ocorre normalmente no verão do hemisfério norte, as fêmeas depositam os ovos em uma bolsa especializada dos machos. A fertilização ocorre dentro da bolsa dos machos no momento da transferência dos ovos. Após a fertilização, o tecido epitelial que recobre a parede interna da bolsa do macho começa a sofrer uma mudança, com diferenciação celular e aumento da vascularização no local de implantação dos ovos. As mudanças na morfologia da bolsa do macho indicam que a função da bolsa vai muito além da simples proteção dos ovos, apresentando também papel de osmorregualçao, de aeração, nutrição e imunoproteção [1].

A incubação dura em torno de 4 semanas. Após este período, o macho expele, com movimentos ativos, as pequenas larvas.

O gênero Hippocampus é representado por 41 espécies. No Brasil existem três espécies, sendo Hippocampus reidi a mais conhecida delas [2]. Muitas das espécies de cavalo-marinho estão ameaçadas e são alvo de pesca predatória que alimenta o comércio ilegal de peixes ornamentais e o comércio de espécies como ingrediente da medicina tradicional em países asiáticos.

Registro realizado no dia 9 de abril de 2024, na praia de Trégoudan, Crozon, França.

Marcadores do autor

16/16

Observações

[1Stölting, K. N., & Wilson, A. B. (2007). Male pregnancy in seahorses and pipefish: beyond the mammalian model. BioEssays, 29(9), 884-896.

[2Ternes, M. L., Gerhardinger, L. C., & Schiavetti, A. (2016). Seahorses in focus: local ecological knowledge of seahorse-watching operators in a tropical estuary. Journal of ethnobiology and ethnomedicine, 12, 1-12.

Seus comentários

  • no dia 4 de maio as 20:28, por Iracy

    Muito lindo... O olhar dele é impressionante 😍

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal