...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lambe-pau

    Littoraria angulifera, popularmente conhecida no Nordeste como lambe-pau pertence à família (...)

    Publicado em 19/10/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Sapo-folha

    Rhinella hoogmoedi, popularmente conhecido como sapo-folha (ou sapinho-de-crista) pertence à (...)

    Publicado em 19/10/2026

    4 visualizações

    0 comentário

  • Maria-de-barriga-branca

    Maria-de-barriga-branca de outro ângulo. O mesmo indivíduo que desta foto.

    Publicado em 19/10/2026

    8 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta-estaladeira

    Essa é a melhor época para ver a borboleta-estaladeira (Hamadryas feronia). O nome vem pelo (...)

    Publicado em 19/10/2026

    8 visualizações

    0 comentário

  • Maria de barriga branca

    Essa pequena ave passeriforme da Mata Atlântica e da Amazônia, a maria-de-barriga-branca (...)

    Publicado em 19/10/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá-barranco

    O sabiá-barranco (Turdus leucomelas) é uma ave encontrada amplamente no Brasil e em outros países (...)

    Publicado em 19/10/2026

    6 visualizações

    0 comentário

  • Ariramba-de-cauda-ruiva

    A ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) é uma ave da família Galbulidae, pertencente à (...)

    Publicado em 19/10/2026

    6 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata), é uma ave bem comum na APA Costa dos Corais. Ocorre (...)

    Publicado em 19/10/2026

    7 visualizações

    0 comentário

  • Abelha visitando uma flor de urtiga

    Uma grande abelha solitária da espécie Eulaema cingulata observada na borda de um fragmento de (...)

    Publicado em 18/10/2026

    9 visualizações

    0 comentário

  • Capivara e frango d’água azul

    Mutualismo , predação e parasitismo. Todas estas interações ecológicas foram registradas em um (...)

    Publicado em 16/10/2026

    30 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-preguiça (Bradypus variegatus)

    Bicho-preguiça observado em um pé de sapoti. Registro realizado na APA Aldeia Beberibe no dia 11 (...)

    Publicado em 15/10/2026

    26 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta-olho-de-pavão (Junonia evarete)

    Junonia evarete é uma borboleta com grande distribuição geográfica, ocorrendo desde o sul dos (...)

    Publicado em 13/10/2026

    44 visualizações

    0 comentário

  • Garça-branca-grande (Ardea alba)

    Garça-branca-grande (Ardea alba) observada no Parque Tingui, em Curitiba, no dia 12 de setembro (...)

    Publicado em 13/10/2026

    32 visualizações

    0 comentário

  • Surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui)

    Surucuá-de-barriga-vermelha registrado na APA Aldia Beberibe, Região Metropolitana de Recife, no (...)

    Publicado em 12/10/2026

    58 visualizações

    0 comentário

  • Biguá (Nannopterum brasilianum)

    Biguá registrado no Parque Tingui, em Curitiba, no dia 12 de setembro de 2026, depois de uma (...)

    Publicado em 09/10/2026

    49 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 137

Apoie o Portal