...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Hemidactylus mabouia

    Hemydactylus mabouia é um pequeno lagarto da família Gekkonidae. Em Recife é conhecida (...)

    Publicado em 22/02/2019

    10639 visualizações

    0 comentário

  • Touit surdus

    Touit surdus é uma espécie de periquito que ocorre ao longo de praticamente toda a costa (...)

    Publicado em 09/08/2020

    1341 visualizações

    0 comentário

  • Cavalo-do-cão Pepsis decorata

    Vespa cavalo-do-cão observada no Vale do Catimbau no dia 27 de setembro de 2025. Estes insetos (...)

    Publicado em 13/10/2025

    1867 visualizações

    0 comentário

  • Molusco Leucozonia nassa

    Leucozonia nassa é a espécie mais comum das três espécies do gênero encontradas no Brasil. A espécie (...)

    Publicado em 11/01/2025

    1276 visualizações

    0 comentário

  • Calma glaucoides

    Calma glaucoides é uma espécie de molusco nudibrânquio que tem a peculiar característica de se (...)

    Publicado em 07/09/2024

    1014 visualizações

    0 comentário

  • Salvator merianae

    O teiú (Salvator merianae) é um dos maiores lagartos da America do Sul, apresentando uma grande (...)

    Publicado em 16/11/2017

    1716 visualizações

    1 comentário

  • Rhinella jimi

    Esta espécie pertencente à família Bufonidae é incrivelmente adaptada ao ambiente antropizado, (...)

    Publicado em 01/08/2019

    1283 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Pelidnota

    Besouro do gênero Pelidnota encontrado dentro de uma casa localizada na APA Aldeia Beberibe. Foi (...)

    Publicado em 03/03/2025

    3040 visualizações

    1 comentário

  • Biguá

    Grupos de biguás empoleirados em um tronco no meio do Rio Capibaribe. Os biguás são aves de (...)

    Publicado em 14/01/2026

    561 visualizações

    0 comentário

  • Junonia evarete

    Borboletas registradas no Vale do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

    Publicado em 01/12/2018

    1669 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo

    Marimbondos construindo um ninho. Registro realizado na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 11 de (...)

    Publicado em 21/01/2024

    1344 visualizações

    0 comentário

  • Lutjanus alexandrei

    Baúna, ou baúna-de-fogo, é um peixe endêmico das costas brasileiras. Seu nome popular em inglês é (...)

    Publicado em 04/02/2026

    530 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Lindas e fascinantes com sua diversidade de cores, o nome «Borboleta» deriva de «belbellita», do (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1204 visualizações

    0 comentário

  • Besouro serra pau

    Besouro serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de um tronco. Registro realizado no dia 12 (...)

    Publicado em 11/04/2022

    6648 visualizações

    4 comentários

  • Verme aveludado, Onicófora, Onychophora

    Um dos invertebrados mais raros e ameaçados da Floresta Atlântica, super carismático e fascinante. (...)

    Publicado em 02/11/2021

    4916 visualizações

    0 comentário

1 ... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ... 137

Apoie o Portal