Besouro serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de um tronco. Registro realizado no dia 12 de março de 2022 na Serra dos Cavalos, munícipio de Caruaru, Pernambuco. Esta espécie apresentava um corpo bem achatado, perfeito para se estreitar sob as cascas do tronco em decomposição.
Os besouros serra-pau são componentes importantes de ecossistemas de floresta. Indivíduos adultos deste grande grupo de besouros, com mais de 35 mil espécies conhecidas, apresentam diversos hábitos alimentares dependendo da espécie, podendo explorar tecidos vegetais, pólen, nectar, frutos fermentados e fungos As larvas de Cerambycidae são cavadoras de troncos de árvores. Tais larvas tem um impacto direto na decomposição e reciclagem da madeira e criam acesso, através de numerosas galerias no tronco, para outros organismos decompositores.
A maior parte da grande diversidade de besouros cerambicídeos está concentrada em duas sub-famílias, as quais concentram mais de 90% das espécies: Lamiinae (20 mil espécies) e Cerambycinae (11 mil espécies) [1]. Os cerambicídeos são amplamente distribuídos e podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes terrestres onde suas plantas hospedeiras são encontradas.
Espécie ainda não identificada.
Seus comentários
# no dia 14 de abril de 2022 as 08:59, por Josival Francisco Araújo
Essa foto ficou incrível.
# no dia 29 de setembro de 2022 as 20:23, por Rodrigo
Achei um aqui no meu jardim em um condomínio em Aldeia.
# no dia 1º de outubro as 16:38, por Laércio Pereira de Oliveira
Boa Tarde
Achei sensacional esta foto de alta resolução. Gostaria de usá-la em meu trabalho, citando a fonte, obviamente.
Obrigado
# no dia 2 de outubro as 04:16, por Aléssio F.
Oi Laércio! Fique à vontade. A foto foi publicada na licença Creative Commons CC by-nc-sa. Então, você pode utilizar a imagem como quiser, respeitando as regras da licença.