...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Besouro Joaninha

    Joaninha, provavelmente da espécie Hippodamia convergens, registrada em região de caatinga no (...)

    Publicado em 27/09/2023

    1498 visualizações

    0 comentário

  • Polychrus marmoratus

    Lagarto da espécie Polychrus marmoratus encontrado no jardim de uma casa, na borda de um (...)

    Publicado em 26/09/2023

    1499 visualizações

    0 comentário

  • Isaurus tuberculatus

    Isaurus tuberculatus é uma espécie de cnidário do grupo dos zoantídeos (Zoantharia, Hexacorallia). (...)

    Publicado em 21/09/2023

    1221 visualizações

    0 comentário

  • Pepino-do-mar Holothuroidea

    Pepino-do-mar da espécie Holothuria (Halodeima) grisea encontrado na praia de Gaibu, litoral sul (...)

    Publicado em 20/09/2023

    3812 visualizações

    0 comentário

  • Eriphia gonagra

    Pequeno caranguejo colorido de pinças de pontas vermelhas encontrado na praia de Gaibu, litoral (...)

    Publicado em 15/09/2023

    1104 visualizações

    0 comentário

  • Coral falsa Apostolepis cearensis

    Apostolepis cearensis é uma pequena espécie de serpente de hábito fossorial endêmica da Caatinga (...)

    Publicado em 12/09/2023

    35668 visualizações

    72 comentários

  • Aglaoctenus lagotis

    A aranha Aglaoctenus lagotis é conhecida popularmente como aranha-de-funil por causa do formato (...)

    Publicado em 28/08/2023

    1500 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo arlequim

    Graphosoma italicum é uma espécie de percevejo relativamente comum e abundante em ambientes (...)

    Publicado em 23/08/2023

    1471 visualizações

    0 comentário

  • Víbora-europeia-comum

    Vipera berus é uma espécie de serpente da família Viperidae. É considerada a espécie de serpente (...)

    Publicado em 11/08/2023

    2104 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-boi nas piscina naturais de porto de pedras

    Publicado em 27/07/2023

    1011 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-boi

    O peixe-boi marinho (Trichechus manatus) é uma espécie de sirênio que vive no litoral brasileiro, (...)

    Publicado em 27/07/2023

    1137 visualizações

    0 comentário

  • Aplysia dactylomela - Lesma do mar

    Molusco encontrado comumente nos recifes de corais e na faixa de praia do Patacho.

    Publicado em 27/07/2023

    1296 visualizações

    0 comentário

  • Guaiamum

    Foto do Guaiamum tirada na base de Porto de Pedras do ICMBio/APACC

    Publicado em 27/07/2023

    1161 visualizações

    1 comentário

  • Quero-quero protegendo seu ninho

    Um quero-quero protegendo seu ninho. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 25/07/2023

    1004 visualizações

    0 comentário

  • Aranha saltadora (ou papa-mosca)

    Publicado em 25/07/2023

    1184 visualizações

    1 comentário

  • Aratanha

    Caranguejo arborícola que vive entre troncos e raízes das árvores de mangue. Se alimenta de (...)

    Publicado em 24/07/2023

    1265 visualizações

    0 comentário

  • Thamnodynastes pallidus

    Thamnodynastes pallidus é uma serpente da família Dipsadidae com dentição de tipo opistóglifa. É (...)

    Publicado em 13/07/2023

    2611 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo caçador

    Publicado em 07/07/2023

    1060 visualizações

    0 comentário

  • Cobra verde

    Serpente da espécie Leptophis ahaetulla registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 25 de junho de (...)

    Publicado em 03/07/2023

    7634 visualizações

    0 comentário

  • Besouro de manchas amarelas

    Besouro-serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe no dia 27 (...)

    Publicado em 02/07/2023

    6842 visualizações

    0 comentário

  • Pequena caravela do mar

    Pequena caravela-do-mar encalhada na praia de Porto da Rua, litoral norte de Alagoas, no dia 6 (...)

    Publicado em 21/06/2023

    1170 visualizações

    0 comentário

  • Libélula azul

    Pequena libélula com detalhes azuis registrada na Estação Ecológica de Tapacurá.

    Publicado em 17/06/2023

    1151 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Leucauge sp

    Aranha do gênero Leucauge registrada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 11 de maio de 2023. (...)

    Publicado em 15/06/2023

    2268 visualizações

    1 comentário

  • Chironius flavolineatus

    Serpente da espécie Chironius flavolineatus (Família Colubridae) registrada na beira de uma (...)

    Publicado em 11/06/2023

    4332 visualizações

    0 comentário

  • Beija-flor-da-barriga-branca

    Beija-flor-da-barriga-branca registrado em uma área de manguezal na praia de Porto da Rua, (...)

    Publicado em 09/06/2023

    1271 visualizações

    0 comentário

  • Lambe-pau

    Moluscos lambe-pau (Littoraria angulifera) encontrados em manguezal atravessado pela ponte (...)

    Publicado em 08/06/2023

    1274 visualizações

    0 comentário

  • Janthina janthina

    Conchas de moluscos da espécie Janthina janthina encontradas na praia de Porto da Rua, litoral (...)

    Publicado em 08/06/2023

    982 visualizações

    1 comentário

  • Sapinho cururu

    Sapinho cururu encontrado no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no dia 3 de junho de (...)

    Publicado em 04/06/2023

    1192 visualizações

    0 comentário

  • Pomacea lineata

    Pomacea lineata é um molusco gastrópode da família Ampullaridae. É considerado um molusco anfíbio, (...)

    Publicado em 31/05/2023

    1684 visualizações

    0 comentário

  • Larva de besouro-tigre

    Larva de besouro-tigre registrada na APA Aldeia-Beberibe. Normalmente estas larvas não são vistas (...)

    Publicado em 29/05/2023

    1700 visualizações

    0 comentário

1 ... 26 27 28 29 30 31 32 33 34 ... 69

Apoie o Portal