...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Falsa-Barata-do-coqueiro (Coraliomela brunnea)

    Besouro da espécie Coraliomela brunnea, registrado na praia de Enseada dos corais, do município (...)

    Publicado em 05/04/2026

    381 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-dos-jardins

    Essa é Do Carmo, uma aranha-dos-jardins que resolveu dividir o aluguel da casa (sem contribuir) (...)

    Publicado em 18/03/2025

    1454 visualizações

    0 comentário

  • Corujinha caburé

    O caburé (Glaudidium braslianum) é uma das menores corujas do Brasil. Apresenta uma grande (...)

    Publicado em 26/04/2025

    1184 visualizações

    1 comentário

  • Aranha-gladiadora

    As aranhas do gênero Deinopsis são espécies estritamente noturnas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 10/05/2019

    1778 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinoceronte - Dynastinae

    Essa é uma fêmea de Strategus surinamensis Burmeister, 1847, um besouro da família Scarabaeidae, (...)

    Publicado em 01/04/2021

    4522 visualizações

    0 comentário

  • Dendrophidion atlantica

    Dendrophidion atlantica é uma espécie de serpente da Família Colubridae. É uma espécie endêmica da (...)

    Publicado em 30/09/2019

    2472 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vis

    Uma dupla de bem-te-vis bem conversadores. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 13/08/2025

    729 visualizações

    0 comentário

  • Erythrolamprus viridis

    Erythrolamprus viridis é uma pequena especie de serpente Dipsadidae de hábitos terrestres. Pode (...)

    Publicado em 05/03/2020

    11927 visualizações

    0 comentário

  • Vespas

    Vespas do gênero Polybia registradas no dia 17 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 21/10/2021

    1054 visualizações

    0 comentário

1 ... 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 227

Apoie o Portal