...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2038)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha papa mosca

    Aranha papa-mosca do gênero Frigga registrada na borda da mata do Parque de Dois Irmãos no dia 27 (...)

    Publicado em 30/09/2022

    1531 visualizações

    0 comentário

  • Coereba flaveola

    Pequena espécie com ampla distribuição na America do Sul. Ocorre em ambientes abertos e (...)

    Publicado em 28/10/2018

    1209 visualizações

    0 comentário

  • Olhando pra você!

    Columbina squamata - Fogo-apagou - Scaled Dove. Praia dos Carneiros, Tamandaré-PE, (...)

    Publicado em 11/03/2020

    960 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha registrada na serrapilheira na Serra dos Cavalos, Caruaru, PE.

    Publicado em 17/10/2022

    1120 visualizações

    1 comentário

  • Besouro preto com manchas amarelas

    Besouro serra pau, provavelmente da espécie Taeniotes monnei, registrado na APA Aldeia Beberibe (...)

    Publicado em 25/06/2025

    1806 visualizações

    0 comentário

  • Chironius flavolineatus

    Serpente da espécie Chironius flavolineatus (Família Colubridae) registrada na beira de uma (...)

    Publicado em 11/06/2023

    4332 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta de mariposa Arctiinae

    Lagarta de mariposa da subfamília Arctiinae encontrada passeando em um cajueiro. Arctiinae é um (...)

    Publicado em 19/06/2020

    8284 visualizações

    0 comentário

  • Eupolymnia nebulosa

    Eupolymnia nebulosa é um pequeno anelídeo poliqueta solitário e relativamente sedentário que pode (...)

    Publicado em 24/03/2024

    1452 visualizações

    0 comentário

  • Marreca-ananaí (Amazonetta brasiliensis)

    Indivíduo macho de Marreca-ananaí observado na borda de um lago do Parque Tingui, em Curitiba, no (...)

    Publicado em 09/10/2026

    61 visualizações

    0 comentário

1 ... 20 21 22 23 24 25 26 27 28 ... 227

Apoie o Portal