...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Alvéolos de favo de abelha

    Colônia de Apis mellifera registrada na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, no dia 3 (...)

    Publicado em 19/04/2022

    1356 visualizações

    0 comentário

  • Baúna-de-fogo

    Baúna-de-fogo é uma espécie de "peixe-vermelho, da família Lutjanidae, que pode ser encontrado em (...)

    Publicado em 27/01/2026

    332 visualizações

    0 comentário

  • Pithecopus gonzagai

    Pithecopus gonzagai é uma espécie de perereca relativamente comum que pode ser encontrada em (...)

    Publicado em 16/06/2022

    2371 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    As batuíras-de-bando são aves migratórias comuns de serem vistas na APA Costa dos Corais, e já (...)

    Publicado em 12/10/2025

    715 visualizações

    0 comentário

  • Diphthera festiva

    Diphthera festiva é uma mariposa amplamente distribuída na região neotropical. É conhecida (...)

    Publicado em 22/03/2020

    2504 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Chromacris speciosa

    Oi pessoal, tudo beleza!? Eu encontrei esse grilo (talvez) em ambiente urbano dando um passeio, (...)

    Publicado em 19/03/2024

    1127 visualizações

    1 comentário

  • Beosuro rola bosta

    Encontrei esse besouro na minha sala em uma região urbana da Região Metropolitana do Recife. (...)

    Publicado em 06/09/2022

    1587 visualizações

    0 comentário

  • Hylomantis granulosa

    Hylomantis granulosa é uma espécie de perereca endêmica da porção mais setentrional da Mata (...)

    Publicado em 14/04/2023

    1812 visualizações

    0 comentário

  • Abelha das orquídeas

    Uma abelha das orquídeas Euglossini visitando uma flor de um arbusto na borda de uma mata na APA (...)

    Publicado em 30/11/2025

    598 visualizações

    0 comentário

  • Porites astreoides

    Pequena colônia de coral da espécie Porites astreoides registrada no dia 2 de janeiro de 2025 em (...)

    Publicado em 06/01/2025

    922 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é a espécie de ave mgratória mais comum e mais fácil de (...)

    Publicado em 16/11/2025

    621 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha do rio

    Tenho visto e registrado algumas andorinhas-do-rio na APA Costa dos Corais. São bastante (...)

    Publicado em 19/09/2026

    72 visualizações

    0 comentário

  • Vespas Polybia

    Espécie de vespa do gênero Polybia. São vespas sociais pequenas. Espécies do gênero ocorrem desde o (...)

    Publicado em 28/01/2019

    1809 visualizações

    0 comentário

  • Sagui-de-tufos-brancos

    Callithrix jacchus. Pequeno primata neotropical muito comum no Nordeste do (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1069 visualizações

    0 comentário

  • Anelídeo Nereididae

    A família Nereididae é um dos táxons mais diversos e estudados de anelídeos poliquetas marinhos com (...)

    Publicado em 18/02/2024

    1318 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Esta mariposa é uma Syngamia florella, comumente conhecida como mariposa-das-flores ou (...)

    Publicado em 11/04/2026

    313 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona-do-mar

    Anêmona-do-mar encontrada na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. Esta anêmona estava (...)

    Publicado em 02/06/2026

    265 visualizações

    0 comentário

  • Iguana iguana

    Uma iguana mostrando toda sua beleza na beira do Rio Amazonas. Registro realizado no dia 8 de (...)

    Publicado em 14/08/2026

    154 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha-do-rio

    Andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer) registrada na beira da praia em Tamandaré, litoral sul (...)

    Publicado em 05/12/2020

    1269 visualizações

    0 comentário

  • Mosca em fezes

    Moscas se alimentando de fezes em folha no sub-bosque de um Brejo de Altitude. Registro (...)

    Publicado em 28/09/2022

    1802 visualizações

    0 comentário

  • Sagui

    Sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) registrado no campus da Universidade Federal Rural (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1086 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-ermitão

    Caranguejo-ermitão carregando sua casa de concha. No substrato é possível ver pequenos pólipos (...)

    Publicado em 04/06/2026

    228 visualizações

    0 comentário

  • Poliqueta Hesionidae

    Pequeno anelídeo poliqueta da Família Hesionidae encontrado na praia de Ponta Verde, Maceió, no (...)

    Publicado em 05/10/2026

    79 visualizações

    0 comentário

  • Aranha saltadora

    Registro de aranha da família Salticidae da Serra dos Cavalos, Caruaru, PE.

    Publicado em 22/04/2022

    1212 visualizações

    0 comentário

  • Petrolisthes armatus

    Caranguejos da espécie Petrolisthes armatus encontrados em uma região de recife de arenito na (...)

    Publicado em 08/10/2025

    802 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-porcelana-listrado

    Pequeno caranguejo porcelanídeo da espécie Petrolisthes galathinus encontrado na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 13/11/2025

    698 visualizações

    0 comentário

  • Berghia verrucicornis

    Berghia verrucicornis é uma espécie de gastropode nudibrânquio que ocorre nas costas rochosas da (...)

    Publicado em 01/10/2024

    1086 visualizações

    0 comentário

  • Aglaoctenus lagotis

    A aranha Aglaoctenus lagotis é conhecida popularmente como aranha-de-funil por causa do formato (...)

    Publicado em 28/08/2023

    1500 visualizações

    0 comentário

  • Columbina picui - Rolinha-picui chocando

    No sertão de Pajeú (foto: 11.02.20)

    Publicado em 07/03/2020

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Golfinho em Tamandaré

    Afistamento de Golfinho na praia de Tamandaré

    Publicado em 28/03/2025

    908 visualizações

    0 comentário

1 ... 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69

Apoie o Portal