...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2033)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Batuíra-de-bando

    O período de passagem das aves migratórias pelo litoral nordestino vai de agosto a novembro, (...)

    Publicado em 30/04/2026

    284 visualizações

    0 comentário

  • Sagui de Tufo Branco

    Um curioso Sagui de Tufo Branco (Callithrix jacchus) avistado no ICB da Universidade de (...)

    Publicado em 14/05/2025

    1296 visualizações

    1 comentário

  • Formiga dispersora de sementes

    Dinoponera quadriceps é uma espécie de formiga gigante que desempenha um papel fundamental na (...)

    Publicado em 28/04/2023

    2402 visualizações

    0 comentário

  • Besouro perto de um pente

    Opa pessoal, esse besouro caiu de um lugar bem alto na minha frente, não sei como ele não morreu. (...)

    Publicado em 20/02/2024

    1328 visualizações

    3 comentários

  • Carcará

    Essa foto foi tirada no Pontal de Maragogi, onde tem um estuário que desemboca na praia. Tinhas (...)

    Publicado em 07/10/2025

    814 visualizações

    0 comentário

  • Suiriri (Tyrannus melancholicus)

    Registro feito em Janeiro de 2025 ,observação de aves em Porto de Galinhas.

    Publicado em 23/01/2026

    315 visualizações

    0 comentário

  • Bicho-Pau

    Bicho-Pau

    Publicado em 23/11/2017

    1235 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha habitando casca de tronco na reserva Serra dos Cavalos, em Caruaru, (...)

    Publicado em 02/05/2022

    1002 visualizações

    0 comentário

  • Epicrates cenchria assisi

    Publicado em 10/11/2017

    1141 visualizações

    0 comentário

1 ... 216 217 218 219 220 221 222 223 224 ... 226

Apoie o Portal