...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Beija-flor-tesoura

    Lindo e briguento! Tem cerca de 15 a 18 centímetros de comprimento, sendo um dos maiores (...)

    Publicado em 17/03/2025

    1075 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto fotografado em área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco.

    Publicado em 17/06/2022

    1547 visualizações

    0 comentário

  • Aranha de espinho

    As aranhas de espinho, ou aranhas-espinhosas, pertencem ao gênero Micrathena (Família Araneidae). (...)

    Publicado em 26/09/2019

    3873 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo eremita

    Caranguejo-eremita com sua concha emprestada. Registro realizado em Tamandaré, no dia 5 de abril (...)

    Publicado em 10/01/2024

    1013 visualizações

    0 comentário

  • Macraspis festiva

    Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 13 de setembro de 2020. Este (...)

    Publicado em 14/09/2020

    2586 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Geotrupidae

    Esse é um besouro da família Geotrupidae e subfamília Bolboceratinae. Esses besouros apresentam (...)

    Publicado em 14/05/2020

    1988 visualizações

    2 comentários

  • Cardume de Haemulon aurolineatum

    Cardume de Haemulon aurolineatum em ambiente recifal na APA Costa dos Corais, Tamandaré. As (...)

    Publicado em 18/02/2020

    2301 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Dessa vez tenho certeza que é uma mariposa! Ela tem a parte de baixo dela inteira laranja, (...)

    Publicado em 11/06/2026

    211 visualizações

    1 comentário

  • Odontophrynus carvalhoi

    Odontophrynus carvalhoi é uma espécie de sapo com ampla distribuição no Brasil. Ocorre desde o (...)

    Publicado em 22/06/2022

    1532 visualizações

    0 comentário

1 ... 123 124 125 126 127 128 129 130 131 ... 227

Apoie o Portal