Odontophrynus carvalhoi é uma espécie de sapo com ampla distribuição no Brasil. Ocorre desde o Estado de Minas Gerais até o Estado do Ceará, presente em ambientes de Caatinga, de Cerrado e de Mata Atlântica. Das 12 espécies conhecidas do gênero, Odontophrynus carvalhoi apresenta a distribuição mais setentrional no Brasil. É uma espécie que apresenta reprodução explosiva durante a época chuvosa no Nordeste. Uma das características interessantes da espécie é que ela possui grandes patas traseiras com tubérculos queratinizados em forma de «pá» nos dedos [1], permitindo que a espécie consiga se enterrar no solo até 10 cm. Isso pode indicar um comportamento de estivação para evitar a dessecação em épocas secas.
Em matas úmidas é uma espécie comumente encontrada na serapilheira com hábitos predominantemente noturnos. Alimenta-se de besouros, gafanhotos, grilos e moluscos gastropodes [2].
Registro realizado no dia 4 de junho de 2022, na Serra dos Cavalos, um brejo de altitude da região rural de Caruaru, Pernambuco. Este espécime estava parado em uma estrada no meio da noite, todo sujo de terra. Provavelmente estava enterrado e resolveu dar uma voltinha.
Comentar