...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Passalidae

    Os besouros da família Passalidae vivem em galerias que fazem em troncos de árvores em (...)

    Publicado em 20/06/2022

    1161 visualizações

    0 comentário

  • Chiasmocleis alagoanus

    Chiasmocleis alagoanus é uma pequena espécie de sapo da Família Microhylidae com hábitos (...)

    Publicado em 18/06/2022

    1458 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa fotografada em área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco.

    Publicado em 17/06/2022

    2251 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto fotografado em área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco.

    Publicado em 17/06/2022

    1547 visualizações

    0 comentário

  • Scinax x-signatus

    Perereca bastante comum da família Hylidae. Espécie arborícola com distribuição na Mata Atlântica e (...)

    Publicado em 17/06/2022

    1007 visualizações

    0 comentário

  • Pithecopus gonzagai

    Perereca bastante comum, excelente escaladora e caminha em passos lentos. Sua distribuição é mais (...)

    Publicado em 17/06/2022

    1385 visualizações

    1 comentário

  • Scinax eurydice

    Scinax eurydice é uma espécie de perereca endêmica da Mata Atlântica, ocorrendo desde o estado do (...)

    Publicado em 16/06/2022

    1353 visualizações

    0 comentário

  • Pithecopus gonzagai

    Pithecopus gonzagai é uma espécie de perereca relativamente comum que pode ser encontrada em (...)

    Publicado em 16/06/2022

    2373 visualizações

    0 comentário

  • Lesma

    Pequena lesma encontrada dentro de um tronco de árvore morta na Serra dos Cavalos, área de brejo (...)

    Publicado em 15/06/2022

    2286 visualizações

    1 comentário

  • Amplexo de Dendropsophus elegans

    Um amplexo de perereca-de-moldura para comemorar o dia dos namorados. Este abraço da espécie (...)

    Publicado em 12/06/2022

    2141 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo do pinhão manso

    Percevejo-do-pinhão-manso (Pachycoris torridus) com manchas vermelhas em um pé de araçá. (...)

    Publicado em 11/06/2022

    1732 visualizações

    1 comentário

  • Pachycoris torridus

    Pachycoris torridus (Hemiptera, Scutelleridae) é uma espécie de percevejo popularmente conhecido (...)

    Publicado em 11/06/2022

    3248 visualizações

    2 comentários

  • Mantodea

    Publicado em 03/06/2022

    1054 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta estaladeira

    Publicado em 03/06/2022

    1529 visualizações

    0 comentário

  • Coleoptera

    Pequeno inseto sobre Comelina,semelhante a joaninhas

    Publicado em 03/06/2022

    1292 visualizações

    1 comentário

1 ... 68 69 70 71 72 73 74 75 76 ... 137

Apoie o Portal