...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (324)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagarta de mariposa Arctiinae

    Lagarta de mariposa da subfamília Arctiinae encontrada passeando em um cajueiro. Arctiinae é um (...)

    Publicado em 19/06/2020

    8284 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-moscas Amycus

    Aranha papa-moscas (Araneae: Salticidae) do gênero Amycus registrada passeando e pulando entre (...)

    Publicado em 18/06/2020

    2230 visualizações

    1 comentário

  • Mosca Sepsidae

    Parece uma formiga com asas, mas é uma mosca. Sepsidae é uma família de moscas com aproximadamente (...)

    Publicado em 16/06/2020

    1945 visualizações

    2 comentários

  • Paryphthimoides

    Borboleta provavelmente do gênero Paryphthimoides (Subfamília Satirinae). Espécies deste gênero (...)

    Publicado em 12/06/2020

    1137 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas februa

    Borboleta da espécie Hamadryas februa registrada em Aldeia, Camaragibe, Pernambuco, no dia 19 de (...)

    Publicado em 10/06/2020

    2476 visualizações

    1 comentário

  • Percevejo verde

    Percevejo flagrado dentro do banheiro, provavelmente atraído pela luz. Trata-se provavelmente de (...)

    Publicado em 01/06/2020

    7946 visualizações

    3 comentários

  • Fêmea de Chiroxiphia pareola

    O tangará-falso, ou tangará-principe (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae (...)

    Publicado em 31/05/2020

    1156 visualizações

    0 comentário

  • Besouro tigre

    Besouro-tigre (Subfamília Cicindelinae) registrado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, (...)

    Publicado em 28/05/2020

    1115 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-jardim (Lycosa sp.)

    As aranhas do gênero Lycosa são conhecidas comumente por aranha-de-jardim, aranha-de-grama ou (...)

    Publicado em 24/05/2020

    19107 visualizações

    3 comentários

  • Xanthopastis timais

    Lagartas da espécie de mariposa Xanthopastis timais. Estas lagartas são vorazes consumidoras das (...)

    Publicado em 22/05/2020

    4385 visualizações

    0 comentário

  • Herpsilochmus atricapillus

    Herpsilochmus atricapillus é um passarinho generalista com ampla distribuição em quase toda a (...)

    Publicado em 22/05/2020

    1204 visualizações

    0 comentário

  • Ascalapha odorata

    A espécie Ascalapha odorata é uma das maiores mariposas da região Neotropical. Podem ser encontras (...)

    Publicado em 22/05/2020

    2109 visualizações

    1 comentário

  • Vespa parasitoide

    Vespa parasitoide da família Ichneumonidae registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, (...)

    Publicado em 18/05/2020

    1981 visualizações

    1 comentário

  • Eulaema nigrita

    Eulaema nigrita é uma grande espécie de abelha Euglossina. Em alguns remanescentes de Mata (...)

    Publicado em 16/05/2020

    2734 visualizações

    1 comentário

  • {Eulaema cingulata}

    Eulaema cingulata é uma espécie de abelha neotropical da subtribo Euglossina (Família Apidae). No (...)

    Publicado em 11/05/2020

    2666 visualizações

    0 comentário

1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 22

Apoie o Portal