O tangará-falso (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae amplamente distribuída na Amazônia e na Mata Atlântica, desde o Rio Grande do Norte até o Espírito Santo, ocorrendo em ambientes de florestas ombrófilas densas. Geralmente, as fêmeas dos Pipridae possuem uma coloração verde oliva fosca e os machos apresentam colorações as mais variadas. Atualmente são reconhecidas quatro sub-espécies de Chiroxiphia pareola.
As espécies desta família apresentam um complexo comportamento sexual e frequentemente serem de modelo para estudos sobre seleção sexual. Não é por menos! Nestas espécies os machos estabelecem arenas de exibição para atrair as fêmeas. Em Etologia, área da biologia que estuda o comportamento animal, estas arenas recebem o nome de leks. Nestas arenas de exibição até cinco machos podem estar presentes e, diante de alguma fêmea, todos os machos participam de uma dança cooperativa, com acrobacias e cantos diversos.
Os machos esta espécie são pretos com o topo da cabeça vermelho e o dorso é azul intenso.
Registro realizado em um fragmento de Mata Atlântica da APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco. Neste mesmo fragmento pode ser encontrada uma população de Manacus manacus, outro piprídeo.
Comentar