...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Coral Siderastrea stellata

    Colônia de coral duro da espécie Siderastrea stellata registrada em uma piscina natural na praia (...)

    Publicado em 20/01/2026

    415 visualizações

    0 comentário

  • Aranha predando uma mosca

    Uma aranha da espécie Gasteracantha cancriformis predando uma pequena mosca. Registro realizado (...)

    Publicado em 06/02/2022

    1188 visualizações

    0 comentário

  • Patella pellucida

    Patella pellucida é uma pequena espécie de molusco gastropode marinho da família Patellidae. É uma (...)

    Publicado em 02/09/2024

    1174 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca pequena (Egretta thula)

    Publicado em 22/02/2023

    1057 visualizações

    0 comentário

  • Tachina grossa

    Tachina grossa é a maior mosca da Europa, podendo medir entre 15 e 18 mm. É uma espécie (...)

    Publié le 15/08/2024

    1284 vues

    0 commentaire

  • Possível Hypsiboas geographicus

    Encontrei um casal do que penso ser possíveis Hypsiboas geographicus na cidade de Venda Nova do (...)

    Publicado em 17/02/2021

    1287 visualizações

    1 comentário

  • Abelha

    Sim, meu povo! Isso é uma abelha abelhuda! Eulaema é um gênero das grandes abelhas euglossinas. (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1185 visualizações

    1 comentário

  • Hypothyris ninonia

    Borboleta da espécie Hypothyris ninonia registrada em Serra dos Cavalos, uma região de brejo de (...)

    Publicado em 08/08/2022

    1568 visualizações

    0 comentário

  • Iguana-verde

    No jardim da casa dos meus pais. Esse descaradinho saiu derrubando vários vasos de plantas. (...)

    Publicado em 07/03/2025

    1207 visualizações

    2 comentários

1 ... 93 94 95 96 97 98 99 100 101 ... 227

Apoie o Portal