...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

[1] Lecointre, G., & Le Guyader, H. (2017). Classification phylogénétique du vivant (4º ed, Vol. 2). Paris: Belin

[2] Fernández, R., & Gabaldón, T. (2020). Gene gain and loss across the metazoan tree of life. Nature ecology & evolution, 4(4), 524-533.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Enema endymion

    Enema endymion é um besouro pertencente ao grupo dos Dynastinae que possui 1600 espécies. O (...)

    Publicado em 20/10/2022

    1332 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona

    Uma pequena anêmona-do-mar da espécie Bunodosoma cangicum (Cnidaria, Actiniaria) em uma poça de (...)

    Publicado em 10/11/2017

    1937 visualizações

    0 comentário

  • Ninfa de percevejo

    Parece uma aranha, mas não é. E voa!! Gostaria de saber que bichinho é.

    Publicado em 25/08/2020

    1197 visualizações

    1 comentário

  • Thasus rutilus

    Imaturo do percevejo Thasus “rutilus” (Coreidae: Coreinae: Nematopini/Nematopodini).

    Publicado em 03/07/2019

    2268 visualizações

    0 comentário

  • Aplysia dactylomela

    Aplysia dactylomela é um molusco herbívoro gastropode que pertence ao grupo das lesmas do mar (...)

    Publicado em 09/04/2023

    9789 visualizações

    4 comentários

  • Mariposa

    Registrada na sede da Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 22/04/2022

    928 visualizações

    0 comentário

  • Gavião-preto

    O gavião-preto é uma ave de rapina da família Accipitridae com grande distribuição geográfica, (...)

    Publicado em 12/01/2026

    669 visualizações

    0 comentário

  • Quero-queros

    Uma dupla de quero-queros fazendo pose para a foto. Registro realizado no dia 24 de setembro de (...)

    Publicado em 07/10/2025

    686 visualizações

    0 comentário

  • Mariposinha do gramado

    Apenas olhares atentos e pacientes são capazes de perceber os deslocamentos rápidos dessas (...)

    Publicado em 23/04/2025

    1171 visualizações

    1 comentário

1 ... 71 72 73 74 75 76 77 78 79 ... 227

Apoie o Portal